Encontro nacional

Gestores discutem propostas de metas para a Justiça

Autor

18 de outubro de 2011, 8h35

Representantes de 90 tribunais de todo o país estarão reunidos,  dias 18 e 19 de outubro, em Brasília, no Encontro Nacional de Gestores de Metas do Poder Judiciário a fim de apresentar as suas propostas para os objetivos que deverão ser cumpridos nos próximos anos. O Encontro é considerado a mais importante reunião para o estabelecimento das metas do Judiciário, pois será o momento de os gestores dos tribunais votarem as propostas de metas que serão submetidas aos presidentes dos tribunais no Encontro Nacional do Judiciário, que ocorrerá em novembro.

Uma das inovações do CNJ neste ano foi a antecipação das discussões sobre as metas de 2013 para permitir que os tribunais tenham tempo de planejar e incluir no orçamento as ações que vão auxiliar no cumprimento dos objetivos. “Neste ano, nos organizamos para ajustar o calendário a fim de que o tribunal conheça suas metas e possa reservar recursos para projetos que o auxiliem a cumpri-las”, explicou Antonio Carlos Alves Braga Junior, juiz auxiliar da Presidência do CNJ.

No evento, os participantes farão o balanço parcial do cumprimento das metas de 2011 e das atividades nas subcomissões, e apresentarão as suas sugestões para as metas do Judiciário em 2012 e 2013.

Subcomissões – Outra novidade na formulação das metas para 2012 e 2013 foi o modelo adotado para ouvir os tribunais. Durante este ano, os gestores se dividiram em subcomissões, de acordo com seu tribunal de origem, e aprofundaram as discussões. Assim, os debates aconteceram, preliminarmente, em reuniões com integrantes dos tribunais de justiça e das Justiças Eleitoral, do Trabalho, Federal e Militar.

A programação do encontro também prevê a discussão de alterações na composição e atuação das subcomissões nacionais de metas, com base na experiência de seu primeiro ano de funcionamento.

Tribunais – Estarão reunidos representantes dos 27 tribunais de Justiça, 27 tribunais regionais eleitorais, 24 tribunais regionais do trabalho, 5 tribunais regionais federais, tribunais de justiça militar de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar.

Pós-encontro
Depois da votação dos gestores dos tribunais as propostas de metas serão submetidas aos presidentes dos tribunais no Encontro Nacional do Judiciário, que ocorrerá em Porto Alegre-RS, nos dias 17 e 18 de novembro.

Durante este encontro presidentes, vice-presidentes, corregedores e conselheiros dos tribunais de todo o País definirão as Metas Prioritárias Nacionais para 2012. Também haverá a apresentação dos principais resultados do Poder Judiciário e o encontro de corregedores.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 16 de novembro pelo sítio do CNJ, que também traz a programação completa do encontro. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ e do TRF-1.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!