Fenalaw 2011

Feira Jurídica começa nesta terça-feira em São Paulo

Autor

17 de outubro de 2011, 17h05

A partir desta terça-feira (18/10) acontece, em São Paulo, o maior evento jurídico da América Latina, a Fenalaw 2011. Este ano a feira espera receber mais de 4 mil visitantes e 400 congressistas para debater gestão estratégica nas sociedades de advogados e nos departamentos jurídicos, além de práticas nacionais e internacionais do cenário atual.

O evento, que se estenderá até o dia 20 de outubro, ocorrerá em um espaço com mais quatro mil metros quadrados, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, e contará com 70 expositores que apresentarão as novidades do setor de administração legal. Entre os palestrantes estarão profissionais dos escritórios Demarest e Almeida; Trench, Rossi e Watanabe; J.Bueno Mandaliti; Mattos Filho; Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga.

Além de representantes de escritórios de advocacia, o evento receberá o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Junior; o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’urso; a presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, Ivette Senise Ferreira; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Arystóbulo de Oliveira Freitas e o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Palma Bisson, entre outros.

Programação:
Na terça-feira, logo após a abertura, feita pelo diretor de comunicação do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfels Rezende Ribeiro, Ophir Cavalcante, presidente da OAB; Ivette Senise Fereira, presidente do IASP, Flávio Borges D’urso, presidente da OAB-SP e Frederico Prado Lopes, presidente do Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia, debaterão o “Panorama do mercado jurídico brasileiro; e Novas possibilidades de crescimento”.

No mesmo dia, para debater “Os impactos da governança empresarial nos departamentos jurídicos e nos escritórios de advocacia”, estarão reunidos Carlos José Rolim de Mello, sócio da Machado, Meyer, Sendacz e Opice; José Eduardo Carneiro Queiroz, sócio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga; Carlos Pompermaier, diretor jurídico da Cielo; Itamar Gaino e diretor jurídico da Pepsico. Entre outros aspectos, eles abordarão as “Novas dinâmicas e relacionamentos; Envolvimento dos centros de compras; Maior detalhamento em orçamentos; Indicadores de desempenho; e Preço x Qualidade”.

Traçar o perfil do advogado empreendedor e seus novos papéis, expor a importância de estar alinhado com o desejo das empresas e clientes, além de tratar dos limites éticos para a conquista de novos clientes. Este é o objetivo dos debatedores José Eduardo Haddad, diretor-presidente do Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (SINSA) e que fará parte de um painel de debates ainda no dia da abertura.

Na quarta-feira, o setor público também ganha espaço na Fenalaw. Em um dos painéis de debate, Jefferson Carús Guedes, vice presidente Jurídico dos Correios; Luis Carlos Palacios, presidente da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (UNAFE); Leonardo Silva Lima Fernandes, coordenador-geral de Matéria Administrativa da Procuradoria Federal Especializada Junto ao INSS, dissertarão sobre os desafios da atuação jurídica em empresas estatais; a advocacia pública dos entes da administração direta e indireta; a advocacia pública das estatais; e  as questões tributárias, licitações, societária e trabalhistas.

A partir do segundo dia do evento, os visitantes também poderão participar de diversos WorkShop’s que abordarão temas como o plano de carreiras e remunerações alternativas para advogados, e indicadores de desempenhos jurídicos, entre outros.

Na quinta-feira será dia de Valter Lobato, sócio da Sacha Calmon — Misabel Derzi Consultores e Advogados falar sobre como criar valor à marca do escritório e ao serviço prestado, definindo a estratégia e ramo de atuação.

No mesmo dia, a revisão de créditos fiscais ganha espaço na feira. O processo de análise de oportunidades do cenário tributário de uma empresa e do posterior levantamento e recuperação de créditos que não foram apropriados será abordado por Kalil Jaluul, sócio Roncato Advogados.

Nesta quarta-feira (19/10), está prevista a participação dos advogados José Del Chiaro e seu sócio Ademir Antonio Pereira Junior que falarão sobre “Direito da concorrência: cuidados do advogado e alertas ao cliente. Apresentação dos principais cuidados que o advogado deve ter para não participar de uma prática ilícita e também quanto à confidencialidade de informações. Discussão de questões que devem ser indicadas aos clientes em transações e em condutas”. 

Serviço:
FENALAW 2011
Data: de 18 a 20 de outubro de 2011
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – 5º Andar – São Paulo (SP)
Horário: das 8h30 às 20h

Confira aqui a programação completa do evento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!