Solenidade de aniversário

Presidentes de tribunais comemoram 120 anos do TJ-PB

Autor

12 de outubro de 2011, 14h08

O encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil deste ano vai comemorar os 120 anos da instalação do TJ da Paraíba e fechar o ciclo de atividades que começou no início do semestre. A solenidade está marcada às 17h desta quinta (13/11), no Palácio de Justiça da Paraíba, em João Pessoa.

No encontro, será exibido um vídeo sobre as dependências do Palácio de Justiça, seguido de um pronunciamento do desembargador Marcus Faver, presidente da Comissão Especial para os 120 Anos da Instalação do TJ-PB. Logo depois, o presidente do TJ paraibano, desembargador Abraham Licoln da Cunha Ramos, dará inícios às atividades do evento.

Será lançada uma edição histórica da Revista do Foro, também comemorando o aniversário do tribunal paraibano. A publicação conta com 15 ensaios escritos por desembargadores ativos e aposentados. Também será lançado o livro “Poder Judiciário: história da Comarca de Mamanguape”, sobre a criação e evolução das varas da cidade.

Ao longo de todo o ano, o Colégio de Presidentes organizou reuniões, atividades e discussões, levadas à frente pela Comissão Especial dos 120 anos. Os eventos,conforme destacou o desembargador Abraham Lincoln, foram importantes para marcar a relevância histórica do TJ-PB. O tribunal criou um museu on-line em que estão publicadas todas as informações, fotos e dados do TJ da Paraíba, desde 120 anos atrás.

Integram a Comissão Especial dos 120 Anos do TJPB os desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque (presidente), Arnóbio Alves Teodósio, José Ricardo Porto, Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, João Alves da Silva, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira. Também fazem parte Márcio Roberto Soares Ferreira, o escritor Itapuan Botto Targino, o escritor e jornalista Evandro da Nóbrega, o historiador Humberto Cavalcanti de Mello e o arquiteto Umbelino Peregrino de Albuquerque, representante na Paraíba do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!