Tensão em tribunais

TRFs podem criar comissões próprias de segurança

Autor

7 de outubro de 2011, 16h45

Em reunião no fim do mês passado, a Comissão de Segurança da Justiça Federal propôs aos tribunais regionais que criem suas próprias comissões de segurança institucional permanentes. A medida, segundo a Comissão, já está prevista na Resolução 104/2010, do Conselho Nacional de Justiça.

O encontro, feito em caráter emergencial no dia 20 de setembro, sugeriu a criação de grupos que fariam a segurança institucional dos tribunais e particular dos magistrados. A própria Comissão da Justiça Federal se encarregará do treinamento e capacitação dos profissionais de segurança.

Ainda se falou em criar unidades de inteligência, com comunicação direta com a Polícia Federal e com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE). Os fóruns situados em áreas de risco receberão planos de segurança mais ostensivos, segundo o Conselho da Justiça Federal (CJF).

Outras medidas discutidas foram a compra de carros blindados para os juízes e desembargadores federais, de armas para as equipes de segurança e treinamento de segurança defensiva para os magistrados. Ainda será implantada uma política de conscientização dos problemas a que os juízes e servidores da Justiça Federal estão sujeitos, com palestras, vídeos e distribuição de panfletos. Com informações da Assessoria de Imprensa da CJF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!