Direito mundial

Gilmar Mendes participa de encontro na Alemanha

Autor

7 de outubro de 2011, 15h32

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, está em Münster, na Alemanha, onde participa, ao lado de grandes nomes da comunidade jurídica mundial, do 71º Encontro da Associação dos Professores de Direito Público e Constitucional da Alemanha (Jahrestagung der Vereinigung der Deutschen Staatsrechtslehrer). Este é um dos mais tradicionais eventos jurídicos do mundo. O encontro em Münster reúne os maiores especialistas em Constituição de países onde se fala alemão.

Gilmar Mendes terá a companhia de outro brasileiro, o professor Ingo Wolfgang Sarlet, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O ministro do Supremo Tribunal Federal, que teve um artigo publicado em alemão numa publicação lançada durante o evento, foi reverenciado e elogiado em manifestações públicas. Na Alemanha, o encontro se tornou célebre por ter sido frequentado por grandes juristas como Carl Schmitt, Rudolf Smend e Georg Jellinek.

O encontro, que ocorre anualmente, começou na quarta-feira (5/10) e termina nesta sexta-feira (7/10). Neste ano, os painéis do evento abordam questões polêmicas ligadas à atuação do Judiciário na criação e aplicação do Direito. Além dos nomes citados, outros especialistas reconhecidos mundialmente como Paul Kirchhof, Wolfgang Hoffmann-Riem e Peter Häberle também participam desta edição.

A Associação dos Professores de Direito Público e Constitucional da Alemanha foi fundada durante reunião de professores em outubro de 1922, na Universidade de Berlim, após sugestão apresentada pelo seu grande idealizador, professor Heinrich Triepel. A Associação que é presidida por Dirk Ehlers, que foi examinador da banca da tese de doutorado de Gilmar Mendes. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!