Troca de comando

Cláudio dell´Orto é eleito presidente da Amaerj

Autor

28 de novembro de 2011, 20h57

Com uma vitória apertada, o desembargador Cláudio dell´Orto, da chapa Ética e Democracia, foi eleito, nesta segunda-feira (28/11), presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj). Dell´Orto recebeu 406 votos, 51% do total. Votaram 788 associados, na sede central e nas Regionais. A juíza Renata Gil, da chapa Integração, obteve 382 votos.

Cláudio dell´Orto, que já presidiu a Amaerj no biênio 2006/2007, foi advogado do BNDES e promotor de justiça do Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 1991. É desembargador desde 2009, quando foi promovido por antiguidade. Apesar da especialização em matéria criminal, atuou em todas as áreas da prestação jurisdicional, em diversas comarcas, varas e juizados. No Tribunal, atuou em câmaras cíveis e criminais. Conhece, segundo ele, “as agruras vividas pelos colegas das várias regiões do estado e de diferentes especialidades”, pois exerceu “atividades administrativas que me permitiram conhecer os diversos setores do TJ-RJ”.

“Nós vamos, sim, construir um novo momento da magistratura do Rio de Janeiro e da magistratura nacional. Porque é a partir das associações locais que nós levamos as demandas que precisam ser encaminhadas a nível nacional para a defesa das nossas prerrogativas, para que a gente possa prestar uma jurisdição melhor e mais qualificada; uma jurisdição empenhada na solução dos problemas sociais, também, mas sempre vinculada às obrigações constitucionais”, afirmou Cláudio dell´Orto.

Logo após o anúncio do resultado, o atual presidente da Amaerj, desembargador Antonio Cesar Siqueira, havia exaltado o alto nível da eleição. Segundo ele, o comportamento democrático dos colegas, demonstrado ao longo do dia na boca-de-urna, apenas confirmou a maturidade política da Amaerj. “Tenho certeza de que todos saíram ganhando hoje”, resumiu.

Em seguida, Siqueira passou a palavra à candidata Renata Gil. Emocionada, a juíza defendeu a importância do embate eleitoral e agradeceu o apoio recebido de seus eleitores. “Fica o meu reconhecimento e minha gratidão pelo esforço de todos”, concluiu, antes de receber o abraço de Cláudio dell´Orto.

O presidente eleito da Amaerj lembrou que ambos os candidatos já vêm trabalhando juntos em defesa das prerrogativas da magistratura, na atual gestão da AMB, onde respondem por departamentos – ela o de Direitos Humanos, ele o de Prerrogativas – revelando, assim, que possuem muitos pontos em comum. Mais do que isso, o presidente eleito acenou com um mandato em que todas as demandas serão ouvidas. Com informações da Assessoria de Imprensa da Amaerj.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!