Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Controle de qualidade

Selo OAB sobre cursos será lançado nesta quarta

Por 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, vai lançar, nesta quarta-feira (23/11) a publicação “Selo OAB”, com a lista das faculdades de Direito que apresentam índices satisfatórios de qualidade do ensino, a partir do cruzamento dos dados do último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e os resultados obtidos nas mais recentes edições do Exame de Ordem Unificado. Ophir afirmou que o “Selo OAB é uma resposta da entidade à "inércia governamental" diante da baixa qualidade do ensino jurídico em nosso país”.

Segundo ele, a OAB não tem com esse trabalho — na linha do antigo OAB Recomenda, para os cursos de Direito — a pretensão de medir a qualidade do ensino jurídico, "mas diante da inércia governamental e da falta de compromisso do Ministério da Educação com o ensino superior, a entidade se julgou no dever de indicar quais são as instituições que apresentam índices de ensino em Direito mais satisfatórios no país".

Para a elaboração do Selo OAB, a entidade cruzou dados do Enade com os últimos resultados do Exame de Ordem, que é aplicado de forma unificada pela OAB em todo o território nacional, como requisito para que o bacharel em Direito possa exercer a advocacia. De acordo com o presidente nacional da OAB, a entidade "resolveu fazer sua parte e vai mostrar à sociedade o que está acontecendo nos cursos de Direito".

Com o trabalho, Ophir disse que a OAB espera contribuir para melhorar o atual quadro caótico vivido pelo ensino  do Direito no país. "São 1.219 faculdades no Brasil, 655 mil alunos do primeiro ao quinto ano e forma-se anualmente de 80 a 100 mil bacharéis no Brasil. Portanto, os números são grandiosos e temos que, efetivamente, investir no ensino superior para que o Brasil tenha que melhorar mas, não podemos fazer isso às custas do afrouxamento das regras".

O Selo OAB será lançado, nesta quarta-feira (23/11), às 11h, durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, que acontece em Curitiba (PR).

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 23 de novembro de 2011, 6h10

Comentários de leitores

4 comentários

E OS PROFISSIONAIS QUE JÁ FIZERAM O EXAME DE ORDEM?

Clovis Roberto G Macedo (Advogado Autônomo - Civil)

Um comentário:
Os profissionais que se graduaram em Universidades tidas como "ruins" mas que fizeram o exame de ordem e passaram,como ficam?
Uma vez aprovado no Exame de Ordem, em tese, ele está apto a exercer a advocacia, não importa se estudou na PUC ou na Faculdade de Direito de Santa Rita do Passa Quatro(não sei se existe, é só uma figura de linguagem)e ao se criar um selo de qualidade, a meu sentir, estarão criando uma reserva de mercado e de certa forma alijando esses profissionais do mercado. O Sr. Ophir Cavalcante e a OAB deveriam se preocupar com isso, e sinceramente, eu gostaria que ele se posicionasse à respeito.

selo

Cid Moura (Professor)

A Oab devia criar um selo para café, um para leite, um para yogurt....
O presidente devia se preocupar em se defender das serissimas acusações que lhe são feitas, ganharia mais.

Apartheid Profissional

ANS (Advogado Autônomo - Previdenciária)

"SELO DE FACULDADE IRÁ INDICAR OS MELHORES ADVOGADOS DO PAÍS".... que tal? Acho que a FGV R$ 3.5000,00 por mês terá esse selo.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 01/12/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.