Diálogo no caminho

TJ-DF faz parceria com a Vivo sobre conciliações

Autor

17 de novembro de 2011, 6h10

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal tem firmado parceria com prepostos da operadora de telefonia Vivo para palestras sobre noções básicas em conciliação e resolução de conflitos. A iniciativa tem como objetivo enfatizar a importância dessa prática e vai ao encontro das diretrizes da Semana Nacional de Conciliação, que será promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o país, a partir do próximo dia 28, com o intuito de estimular a resolução de conflitos judiciais por meio da pacificação social.

A palestra é uma ação da Corregedoria de Justiça em conjunto com a Central de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília. A proposta do TJ-DF é manter contatos com representantes de diversas empresas e, por meio de palestras, firmar parcerias com o intuito de priorizar a auto-composição e oferecer ao jurisdicionado um melhor atendimento.

Para isso, a Central de Conciliação já estabeleceu entendimentos com empresas aéreas e operadoras de telefonia. A ideia é repassar técnicas que os auxiliem nas negociações com os jurisdicionados, uma vez que são as partes que detém o poder decisório em uma sessão de conciliação. O conciliador é apenas um facilitador dessas negociações

De acordo com informações do TJ-DF, a primeira empresa a integrar o projeto é a Vivo. Com as palestras e orientações sobre conciliação de processos, a operadora do setor de telefonia móvel estima resultados ainda mais satisfatórios em suas ações e espera ampliar a capacitação técnica de seus prepostos, de forma a permitir o aprimoramento de sua atuação para contribuir com um alto índice de conciliação nas demandas judiciais.

Entre as questões a serem abordadas na palestra, destacam-se os métodos para composição de conflitos, formas para o estabelecimento de uma comunicação conciliatória, habilidades/técnicas de negociação, postura das partes (conciliador, autor e réu) em audiência e formulação e apresentação da proposta de acordo.

No caso da Vivo, a primeira palestra foi ministrada pela servidora do TJ-DF, Simone de Almeida Ribeiro Bastos, bacharel em Direito, MBA em Marketing e Controle Interno, com mestrado em resolução de conflitos e mediação pela universidade de León, na França. A servidora é palestrante nos cursos na Escola de Administração Judiciária do TJ-DF — Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro — e no CNJ, nas áreas de conciliação e mediação.

Outras empresas interessadas em aderir a ação do TJ-DF podem entrar em contato com a Coordenação da Central de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília pelo telefone 61- 3103-1792 (procurar a servidora Maria Alitta).

A Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça em todos os tribunais do país. Este ano, está programada para acontecer no período de 28 de novembro a 2 de dezembro nos tribunais brasileiros. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!