Novos Paradigmas

Catedrático Balaguer Callejón receberá título

Autor

14 de novembro de 2011, 15h28

No dia 16 de novembro o professor o doutor Francisco Balaguer Callejón receberá o título de “Professor Honoris Causa” da Universidade Federal do Maranhã (UFMA). A indicação foi relatada e defendida pelo Professor Mestre Alexandre Reis Siqueira Freire, coordenador do Curso de Direito da UFMA, sendo aprovada por unanimidade.

Para Balaguer  “o constitucionalismo moderno se encontra submetido a pressões muito fortes que dificultam o cumprimento das funções essenciais do Direito Constitucional: o controle do poder, a garantia dos direitos e a condução dos conflitos sociais fundamentais. Temos que encontrar novos paradigmas que nos permitam explicar as últimas mudanças decorrentes da globalização e articular novas estratégicas que façam possível a revitalização da Constituição democrática.”

Biografia
Catedrático de Direito da Universidade de Granada desde 1991, o Professor Doutor Francisco Balaguer Callejón possui intensa atividade acadêmica, já tendo produzido mais de 200 publicações entre artigos e livros na Espanha, Alemanha, França, Itália, Peru, Portugal, Suíça.

No Brasil, o catedrático tem demonstrado acentuado interesse pelo Maranhão, em especial pela UFMA, ficando tal fato evidenciado em sua participação na Revista do Curso de Direito e no 4º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e 1º Congresso Internacional de Direito Constitucional em São Luís, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, onde além de proferir conferência, participará dos lançamentos do livro “Constituição e Federalismo no Mundo Globalizado”, obra da qual é co-autor.

Em suas razões para escolher Balaguer, o professor Alexandre Freire ressaltou: “A parceria do Departamento de Direito da UFMA como o de Direito Constitucional da Universidade de Granada – Espanha, dirigida pelo Professor Francisco Balaguer Callejón, só tende a trazer bons frutos para ambas as partes. Para o Departamento de Direito da UFMA possibilitará importante apoio acadêmico em momento em que concretamente se desenvolve o projeto de implantação do seu mestrado”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!