Plano de ação

CNMP lança planejamento estratégico até 2015

Autor

9 de novembro de 2011, 7h22

O Conselho Nacional do Ministério Público lança nesta quarta-feira (9/11) o Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público brasileiro, uma agenda estratégica para alinhar os ramos do MP em torno de objetivos comuns. O foco é melhorar os serviços prestados à sociedade.

Um grupo de trabalho estruturou o projeto em etapas e todos os documentos produzidos foram apresentados aos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público. Improbidade administrativa e corrupção, infância e juventude, combate à criminalidade e meio ambiente tiveram atenção especial na definição das metas de atuação do MP. Entre os objetivos do planejamento estão, por exemplo, a erradicação do trabalho infantil, o combate às diversas formas de maus tratos aos animais e o fortalecimento dos instrumentos de investigação e obtenção de informações.

De acordo com a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP, Cláudia Chagas, "o processo de elaboração de um planejamento nacional foi muito rico e produtivo, tendo em vista a participação efetiva de membros, de procuradores-gerais e de entidades de classe. Trata-se de um projeto construído por muitos e que, por isto, certamente será bem sucedido".

História
A equipe que fez o planejmaneto realizou, entre março e maio deste ano, pesquisa online com de cerca de 1.500 procuradores e promotores de todo o Brasil, entrevistas com os 27 procuradores-gerais, oito eventos regionais da área fim, onde participaram aproximadamente 500 membros dos Ministérios Públicos estaduais e da União, e encontro entre 150 membros e servidores da área meio.

A ideia foi identificar prioridades nos setores de gestão, orçamento, administração, gestão de pessoas e capacitação, tecnologia da informação e comunicação a serem contemplados no planejamento estratégico.

O grupo de trabalho do Planejamento Estratégico vem se reunindo desde o ano passado para estabelecer ferramentas e temas prioritários de atuação do MP Brasileiro.

Temas foram escolhidos com base em vários levantamentos realizados durante o projeto, como a enquete realizada junto a 1.474 promotores e procuradores dos diversos ramos do MP sobre as prioridades nacionais relacionadas à área fim do órgão, além de entrevistas com os procuradores-gerais e os nove encontros regionais realizados. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional do Ministério Público.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!