Competição internacional

FGV Rio abre inscrições julgamento simulado

Autor

6 de novembro de 2011, 6h40

As inscrições para Competição de Julgamento Simulado, promovida pela FGV Direito Rio, estão abertas até 1º de dezembro para os estudantes de Direito do mundo todo. É a segunda edição da competição que simula o funcionamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos a partir de um caso hipotético. A disputa acontece entre 1º e 3 de março de 2012.

Conhecida também pelo nome em inglês Moot Court Competition, o caso escolhido sempre está relacionado a exemplos de violação de direitos humanos. O professor da FGV, Feliciano Guimarães, afirma que este tipo de competição é muito comum no exterior, mas o Brasil ainda não tem tradição. “A Moot Court permite ao aluno se desenvolver de uma forma mais completa, desde a fundamentação jurídica à sustentação oral. São habilidades que um bom advogado deve ter.”

A primeira edição contou com 19 equipes, sendo 10 brasileiras, cinco americanas, três colombianas e uma guatemalteca. A Secretaria Nacional de Direitos Humanos também realiza outra competição, mas as duas são as únicas no Brasil que tratam especificamente sobre o sistema interamericano de direitos humanos.

As equipes devem ter, no máximo, três estudantes e que podem ter um professor supervisor. Elas devem entregar até o dia 15 de janeiro um memorial com a defesa de uma das partes envolvidas no caso fictício. O problema em discussão nesta edição consiste na análise das implicações e consequências da mineração e industrialização em comunidades urbanas empobrecidas, levantando outras questões de direitos humanos e ambientais.

A defesa será avaliada por três pessoas, que serão os juízes. São professores, advogados e juristas que avaliam o material recebido. A competição terá tradução simultânea. Com informações da Assessoria de Imprensa da FGV.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!