Domínio de mercado

Microsof acusa Google de concorrência desleal

Autor

31 de março de 2011, 17h10

A Microsoft juntou-se a outras companhias que estão preocupadas com o domínio do Google sobre o serviço de buscas online ao enviar reclamação formal à Comissão Europeia, o órgão regulador antitruste da União Europeia. A notícia, publicada nesta quinta-feira (31/3) pelo jornal O Estado de S. Paulo, foi divulgada pelo conselheiro-geral da Microsoft em seu blog na internet.

"Nossa ação centra foco em um padrão de ações que o Google tem tomado para cimentar sua posição dominante nos mercados de buscas online e publicidade vinculada a buscas, em detrimento dos consumidores europeus", disse Smith. "O Google envolveu-se num esquema para separar o acesso a conteúdos dos dados que os concorrentes precisam para mostrar resultados de pesquisa para os consumidores e para atrair anunciantes."

A UE abriu investigação formal no ano passado contra o Google. A questão é se a empresa manipula os resultados de pesquisa para fornecedores desfavorecendo provedores de serviços da internet, tais como ferramentas de comparação de preço, que concorrem com o Google. A comissão também está investigando acusações de que o Google limita as propagandas que podem ser apresentadas por operadores de sites que usam alguns dos seus serviços.

Se a investigação chegar à conclusão de que o Google realmente quebrou as leis antitrustes do bloco, a empresa pode ser multada. No entanto, casos similares anteriores — incluindo um contra a Microsoft — levaram anos para chegar a esta fase.

A Comissão Europeia manifestação do Google sobre a reclamação antitruste da Microsoft. "A Comissão anotou a queixa e, de acordo com o procedimento, informará o Google e vai pedir sua opinião sobre ele. Nenhuma outra informação será dada", disse um porta-voz para assuntos de concorrência da Comissão Europeia, em comunicado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!