Independência crítica

Conselho da Ouvidoria da Defensoria toma posse

Autor

29 de março de 2011, 7h17

Os novos integrantes do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo tomaram posse nessa segunda-feira (28/3). O órgão é responsável por acompanhar a atuação da Ouvidoria e fazer críticas e sugestões para o aprimoramento dos serviços prestados pela Defensoria Pública.

Diferente da maior parte das ouvidorias de órgãos jurídicos, a da Defensoria paulista é chefiada por pessoa externa aos quadros da carreira, escolhida pelo Conselho Superior da Defensoria Pública com base em lista elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana (Condepe). O ouvidor tem mandato de dois anos no cargo.

A Defensora Pública-Geral Daniela Sollberger Cembranelli empossou os 11 membros titulares e 8 suplentes que foram indicados pela Ouvidora-Geral da Defensoria, Luciana Zaffalon. Na ocasião, Cembranelli elogiou a independência do órgão da administração da instituição e declarou que "temos hoje uma parceria muito verdadeira entre a Defensoria Pública e a sociedade civil. Nossa instituição está aberta à sociedade e a contribuição do Conselho Consultivo da Ouvidoria é muito importante para traçar os rumos que devemos tomar".

A Ouvidora-Geral e advogada, Luciana Zaffalon, ressaltou a importância do Conselho Consultivo, que "traz em sua composição membros de nosso já sólido movimento pela construção de uma política atenta à necessidade de uma Justiça mais humana, possível, pluralista e justa".

Representando os novos integrantes do conselho, o padre Valdir João Silveira relembrou o movimento pela criação da Defensoria em São Paulo e elogiou a atuação da Ouvidoria Geral. "O modelo que temos na Ouvidoria da Defensoria de São Paulo é exemplo para as ouvidorias de outras instituições do Estado", disse.

O órgão
Criada para ser um canal de comunicação permanente entre a Defensoria Pública e a sociedade civil, a Ouvidoria-Geral é um órgão da administração responsável por receber reclamações, sugestões e opiniões dos cidadãos contribuindo para o aprimoramento do serviço da instituição.

A criação de uma Ouvidoria externa, inserida em uma instituição jurídica, é um mecanismo inovador de controle e participação social que significa um novo referencial para todo o sistema de Justiça.

Os membros do Conselho Consultivo são designados pelo Defensor Público-Geral do Estado, com base em indicação feita pelo Ouvidor-Geral, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.

Membros do Conselho Consultivo:

Titulares
Andre Pires de Andrade Kehdi
, advogado criminalista, é diretor do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e coordenador-chefe do Boletim do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).
Carla Simone da Silveira Mauch, pedagoga, é coordenadora da ONG Mais Diferenças e mestre em Psicologia da Educação.
Fernanda Lavarello, psicóloga, é diretora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Interlagos (CEDECA Interlagos).
Luciana Gross Cunha, professora da Escola de Direito da FGV – SP, mestre e doutora em Ciência Política pela USP.
Luiz Kohara, engenheiro civil, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP e coordenador do Centro Gaspar Garcia de Direitos humanos.
Marcos Roberto Fuchs é diretor-executivo do Instituto Pro Bono e Diretor Adjunto da Sur-Rede Universitária de Direitos Humanos.
Amelinha Telles é professora do Projeto Promotoras Legais Populares e do Centro de Orientação e Formação de Mulheres.
Moisés Rodrigues, psicanalista e professor,  é diretor da instituição Projetos Terapêuticos.
Oriana Isabel Carmona é presidente da ONG  Presença de América Latina – Pal.
Renato Sérgio de Lima, sociólogo, doutor pela USP e pós-doutorado pela Unicamp, é secretário geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Padre Valdir João Silveira, sacerdote, formado em Filosofia e Teologia, é coordenador nacional da Pastoral Carcerária.

SUPLENTES: Aristeu Bertelli da Silva, Glória W. de Oliveira Souza, Helena Romanach, José Mario, Juliana Nolasco, Nabil Bonduki, Nilcio Costa e  Rafael Valim.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!