Tecnologia cidadã

TSE vai cadastrar um milhão de digitais em Curitiba

Autor

28 de março de 2011, 21h27

Elza Fiúza/ABr
Hidrolândia (GO) - Os eleitores de 60 municípios utilizam a nova tecnologia das urnas biométricas, de identificação digital - Elza Fiúza/ABr

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, lançou em Curitiba (PR) o recadastramento biométrico para identificar, por meio das digitais, mais de um milhão de eleitores na cidade. A previsão é que até o final do ano sejam cadastrados 10 milhões de eleitores em todo o país e em 2018 todo o eleitorado brasileiro, de 150 milhões de pessoas.

De acordo com o presidente, a biometria vai proporcionar um "salto qualitativo" para as eleições de 2012 mas também representará um "desafio muito grande" para a Justiça Eleitoral. Segundo ele, "em matéria de democracia, em matéria de tecnologia eleitoral, o Brasil pode ser considerado, sem dúvida nenhuma, um país de primeiro mundo".

Entre as vantagens apontadas pelo ministro sobre o recadastramento biométrico, está o avanço na prevenção de fraudes e o fato de que com um convênio entre o TSE e o Ministério da Justiça os eleitores cadastrados terão prioridade na obtenção da nova carteira de identidade, o chamado RIC – Registro de Identificação Civil.

Esse documento possui um chip com informações de cada cidadão e substituirá todos os documentos dos brasileiros como a carteira de identidade, a carteira de motorista, passaporte, título de eleitor, número da previdência social, número de identificação perante a Receita Federal, entre outros.

Em Curitiba, o recadastramento biométrico será feito por meio da Central de Atendimento ao Eleitor que tem capacidade para 500 eleitores sentados no local e um sistema de senhas com 150 guichês de atendimento. A meta é recadastrar cinco mil eleitores por dia.

Os eleitores curitibanos serão convocados pela ordem do mês de nascimento. Aqueles nascidos em janeiro e fevereiro, por exemplo, serão chamados para o recadastramento em abril. Já os que nasceram em março e abril serão recadastrados em maio e, os que nasceram em maio e junho serão convocados em junho. A partir daí, os eleitores que fazem aniversário naquele mês atual serão os recadastrados. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!