Obama no Brasil

Detidos em ato no Consulado dos EUA pedem liberdade

Autor

19 de março de 2011, 16h46

Os advogados do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado do Rio de Janeiro estão tentando libertar 13 pessoas detidas na tarde de sexta-feira (18/3) durante manifestações contra o Consulado dos Estados Unidos na capital do estado. A defesa dos manifestantes entrou com pedido de Habeas Corpus neste sábado (19/3). De acordo com a Polícia Civil, eles estão no Presídio Ary Franco, conhecido como Água Santa (para homens), e Bangu (para mulheres). As informações são da Agência Brasil.

A manifestação aconteceu em virtude da visita do presidente dos EUA, Barack Obama, que está no Brasil. Um vigilante do consulado, atingido por um coquetel molotov, ficou ferido. A Polícia Militar informou que os manifestantes jogaram um artefato incendiário durante o ato. Já a assessoria de imprensa do partido alega que nada aconteceu.

Segundo o presidente do partido no Rio, Cyro Garcia, o movimento foi pacífico. ”E foi assim o tempo todo. Só que no final, na chegada ao consulado norte-americano, houve elementos infiltrados na passeata, que era pacífica. E lançaram o coquetel molotov, ensejando essa ação da polícia”, explica. Participou, além do PSTU, a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Trabalhadores, estudantes, donas de casa, uma aposentada e um adolescente menor de 16 anos estão entre os detidos – esse último está na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Eles foram enquadrados por tentativa de incêndio e lesão corporal. Dos 13, 10 são militantes do PSTU.

A polícia agora investiga quem teria fabricado as bombas incendiárias. Imagens das câmaras do consulado foram solicitadas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o esquema de segurança para o Theatro Municipal, onde acontece o discurso de Barack Obama, no domingo, está mantido. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!