MERCADO JURÍDICO

Advogados exportam experiência em contencioso

Autor

16 de março de 2011, 14h39

Spacca
Mariana Ghirello - Coluna - Spacca - SpaccaO escritório Carlos Mafra de Laet Advogados vai exportar experiência para os vizinhos argentinos. O escritório Bougain Abogados receberá dos brasileiros uma consultoria em advocacia no contencioso de massa na cobrança de multas de trânsito na província de Buenos Aires. Para profissionalizar o controle sobre milhares de processos, os escritórios trabalham com o modelo de gestão baseado em células de trabalho. Geralmente, os advogados que respondem pela gerência dessas unidades de produção tornam-se sócios do escritório.


Unir e manter
A saída para alguns escritórios de advocacia foi fazer fusões ou novas aquisições com escritório menores e implementar uma gestão capaz de suprir a demanda. O escritório Mafra de Laet também acaba de inaugurar uma nova unidade em Curitiba, com sete advogados especializados em advocacia em escala, para atender a Seguradora Líder, os bancos Itaú Unibanco e HSBC, e outras empresas de telefonia. Só com essa filial o escritório deve crescer 10% em 2011.


Recuperação judicial
O TozziniFreire Advogados participou da aprovação do novo plano de recuperação judicial do frigorífico Independência. O escritório atuou pelo Banco Santander, um dos credores do grupo. A assembleia de credores aprovou os leilões para venda de nove ativos da companhia avaliados em um total de R$ 270 milhões e a reestruturação de R$ 1,9 bilhão em dívidas comerciais e bancárias. O trabalho do escritório foi conduzido pela área de Recuperação de Empresas, sob coordenação do sócio Fábio Rosas.


Prêmio em Shangri-La
O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados recebeu o prêmio 2011 IFLR Equity Deal of the Year – “Vale lista Títulos na Bolsa de Valores de Hong Kong”. Essa premiação é entregue aos escritórios de advocacia que se destacaram em operações legais inovadoras e desafiadoras durante o ano. Participaram dessa operação a sócia Eliana Chimenti e os advogados Gustavo Secaf Rebello e Liliam Fernanda Yoshikawa. A Revista Internacional Direito Financeiro (IFLR) é a principal revista do mundo para profissionais do mercado financeiro. O prêmio foi entregue no inicio de março na Ilha Shangri-La, em Hong Kong.


Letras Jurídicas
Gustavo Tepedino foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, no Rio de Janeiro. Ele é professor titular de Direito Civil da Univeversidade do Estado do Rio de Janeiro, ex-diretor da Faculdade de Direito e autor de consagrados livros sobre Direito Civil.


Conselheiros eleitos
Os 40 eleitos do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), tomam posse nesta quarta-feira (16/3), às 18h, em sessão plenária na instituição. O mandato é para o biênio 2011/2013. O Conselho Superior é constituído por todos os ex-presidentes do IAB, que são membros vitalícios e mais 40 membros eleitos, dentre os membros efetivos da instituição há mais de 10 anos. Dos eleitos, 35 já eram do Conselho e foram reeleitos. Entre os novos membros estão os advogados Tecio Lins e Silva, Teresa Pantoja, Aristoteles Atheniense, Randolpho Gomes e o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Célio Borja.


Feijoada familiar
A Feijoada dos Advogados, oferecida pela OAB de Sergipe por meio da Caixa de Assistência dos Advogados, será no próximo sábado (19/3), no Parque dos Coqueiros. A OAB-SE e a Caixa de Assistência reservam grandes surpresas. O presidente da Seccional, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, dará início à Campanha pelo Recadastramento dos Advogados e Estagiários devidamente inscritos. E a presidente da CAA-SE, Glícia Salmeron, assina convênio com a empresa para assegurar assistência odontológica aos advogados, famílias, estagiários e servidores da OAB. A feijoada será servida a partir do meio dia. Os ingressos estão disponíveis na sede da CAA-SE (Travessa Martinho Garcez, 71 – no Centro de Aracaju – no Palácio da Cidadania).


Regras claras
O desembargador Umberto Guaspari Sudbrack integra a lista de autores brasileiros que discutem o tabagismo no Brasil no livro Controle do Tabaco e o Ordenamento Jurídico Brasileiro (editora Lumen Juris). O livro será lançado no dia 17 de março, às 19h, na Livraria Cultura no Bourbon Country Shopping (Av. Túlio de Rose, 80; Porto Alegre; RS). Considerada um marco na saúde pública brasileira, a obra reúne artigos que buscam a sensibilização do Legislativo, Executivo e Judiciário para a discussão sobre os mitos e verdades nos direitos e deveres de ambos, indústria do tabaco e Estado.


Especialista em Compliance
O Manhães Moreira Advogados Associados acaba de completar 16 anos de atuação. Para continuar sua estratégia de expansão, ele criou duas novas áreas de consultoria: Direito Norte-Americano e Compliance. O responsável é o advogado norte-americano Lucas R. Kurtz, com experiência nas áreas de finanças e direito societário. Kurtz é formado em Direito pela St. John’s University School of Law e pós-graduado pela University os South Carolina School os Law. O profissional atuou no escritório americano Nelson Charlotte Mullins Riley & Scarborough LLP e trabalhou como auditor interno de grandes companhias norte-americanas. O advogado irá atender as crescentes necessidades das empresas americanas que estão chegando no Brasil e as de capital americano já instaladas em território nacional.


Nova filial
O escritório Innocenti Advogados Associados vai inaugurar nesta quinta-feira (17/3) sua primeira filial no interior de São Paulo, na cidade de Araçatuba. A banca paulistana chega ao interior para prestar um atendimento a clientes de segmentos empresariais como: agropecuária, calçados, moveleiro, frigorífico e sucroalcooleiro, entre outros. O escritório terá de início uma equipe de 10 profissionais na sua primeira filial do interior de São Paulo.


Potencial econômico
O sócio Marco Antonio Innocenti ressalta que o grande potencial econômico da região é um dos principais motivos que levaram o escritório a abrir uma filial em Araçatuba. “A região está em desenvolvimento e conta com grandes empresas com um forte potencial econômico. O objetivo é levar nossa experiência, em todas as áreas do Direito, atendendo as demandas locais de forma personalizada”, afirma.


“Gato” é crime
As irregularidades no consumo de energia elétrica são analisadas pelo advogado Fábio Amorim da Rocha, em livro com o mesmo nome que traz a doutrina, a jurisprudência e a legislação com as atualizações de acordo com a Resolução Aneel. Ele é presidente da Comissão de Energia Elétrica da OAB-RJ, superintendente jurídico da Ligth Serviços de Eletricidade S/A e integrante das principais entidades de energia elétrica (ABCE, ABRADEE e IBDE).


Estratégias Digitais
O advogado Renato Opice Blum, sócio do Opice Blum Advogados, vai participar do Seminário sobre Estratégias Digitais de Marketing e Redes Sociais, com enfoque em Inovação, Empreendedorismo, Direito e Reputação da Marca. O seminário acontece nos dias 18 e 19 de março, no Auditório Philip Kotler da ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo-SP). A palestra de Opice Blum será às 9h45 do dia 19 e ele vai falar sobre “Direito Digital e Privacidade”. Para mais informações e inscrições, acesse o site.


Referência no contencioso
O advogado Solano de Camargo, sócio-diretor da Dantas, Lee, Brook & Camargo Advogados, foi o vencedor do prestigiado prêmio internacional Client Choice Awards 2011, da ILO – International Law Office, na categoria “Litigation – Brazil. Criado em 2005, o Client Choice Awards tem como objetivo reconhecer publicamente os escritórios de advocacia e parceiros que se destacam pela excelência no atendimento a clientes corporativos. A premiação é um guia de referência dos melhores profissionais do mundo neste setor.


PELAS SOCIEDADES

► A advogada Adriana Astuto passa a integrar o quadro de sócios de Lobo & de Rizzo Advogados no escritório do Rio de Janeiro. Ela atuará na área de Contencioso & Arbitragem. A nova sócia é membro permanente da Comissão de Arbitragem do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (CCI) e conselheira efetiva da OAB-RJ, além de presidir a Comissão das Sociedades de Advogados e Sociedades de Consultores em Direito Estrangeiro, também da OAB-RJ.

► O escritório Madrona Hong Mazzuco tem nova sócia para comandar a recém criada área de infraestrutura. A advogada Rosane Menezes Lohbauer passa a responder pela estruturação de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP). Graduada em Direito pela PUC-SP e com MBA pela FGV, a advogada participou de importantes projetos de PPP, como Sabesp, CPTM e EMTU. No escritório, atuará com uma equipe de cinco profissionais especializados.

► O Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados, promoveu dois advogados da equipe a sócios: Fernanda Junqueira Calazans e Leonardo Augusto Andrade. Calazans, que é formada pelo Mackenzie e tem passagem pela KPMG, está no escritório há quase nove anos e será uma das sócias responsáveis pela área de Tributação Internacional e Tributação dos Mercados Financeiro e de Capitais. Já Andrade, que também é graduado pelo Mackenzie, iniciou sua carreira jurídica no escritório há mais de 11 anos e passa a ser um dos sócios da área de Contencioso Tributário.

► O escritório Marafon, Jacob Netto e Guariento Advogados informa que está inaugurando a área tributária com o novo sócio Plínio José Marafon. Ele é mestre em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo, vice-presidente da Associação Brasileira dos Consultores Tributários (ABCT), membro do Instituto Brasileiro de Direito Tributário, da Associação Brasileira de Direito Financeiro, da Academia Brasileira de Direito Tributário, do IBEF e dos Comitês de Legislação da Câmara Americana e Japonesa.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!