Consultor Jurídico

Notícias

Sessão solene

Ministro Luiz Fux é empossado no Supremo

Comentários de leitores

7 comentários

ótima indicação

dinarte bonetti (Bacharel - Tributária)

O Ilustre Ministro Luiz Fux representa uma vertente inovadora, de um juiz com prática em decisões polêmicas e técnicas, um cabedal maravilhoso de obras importantes.
Mas um fato acabou por tambem reforçar a importancia de sua posse: O ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, chamou a atenção dos ministros presentes ao se dizer contrário a entendimentos "extremamente conservadores" na linha de um garantismo exagerado, que facilita a vida dos réus de colarinho branco.Evitentemente essa colocação tem destino certo: o Ministro Gilmar Mendes, que tem defendido e praticado esse garantismo, que acaba por facilitar a vida de réus em crimes financeiros.
Fux começa com os holofotes inevitáveis, pois é sua a decisão sobre temas polêmicos pendentes, já ha tempo na mídia. Um verdadeiro voto de Minerva para um Ministro iniciante no STF. Com sua busca pela redução dos imensos obstaculos em processos. Se Madoff vivesse no Brasil, estaria pulando o carnaval em paz.

Luiz Fux: esperança no STF

Ronaldo Linhares (Advogado Autônomo - Criminal)

Mais uma vez emito comentários acerca do ingresso de Luiz Fux no STF, não para tão somente enaltecer os méritos desse notável jurista a quem conhecemos pelas atividades judicantes no Estado do Rio de Janeiro, mas para demonstrar a quantos lerem este comentário o grau de independência, de lisura, de responsabilidade com o direito e consigo mesmo, de humanismo e compromisso com as leis do País do Ministro Luiz Fux.
E, pelo conhecimento que temos desse profissional do direito, ouso vaticinar que a Lei da Ficha Limpa, muito embora elogiada por todos nós, inclusive pelo novel Ministro, terá barrada a sua vigência para as eleições do ano próximo passado, pois o princípio da irretroatividade que ressai do texto constitucional haverá de ser respeitado.
Ronaldo Fontes Linhares - OAB-RJ 4712 - Macaé-RJ

TEM RAZÃO

olhovivo (Outros)

Essa garantia da irretroatividade deve mesmo ser excluída. Quando em jogo a "voz do povo" e a garantia constitucional, deve-se pender por aquela. Afinal, como é que o "povo" iria aplaudir, especialmente ministros constitucionalistas de primeira linha, doutrinadores exemplares, tais como Aires Brito, Levandowiski, JB e outros.

TEM RAZÃO!

Sergio Battilani (Advogado Autônomo)

Realmente com razão o advogado que comentou anteriormente: o novel Ministro mostrará de cara se presta ou não:
-------------------
a) mandando o assassino e terrorista italiano de volta pra casa (CADEIA!), e;
===================
b) afirmando a irretroatividade da nefasta e ditatorial "lei" "ficha pura, límpida, eugênica, nazista, facista" (ao menos isso[irretroatividade], pois o correto seria o reconhecimento de sua inconstitucionalidade frente ao princípio da inocência, mas isso já esta ultrapassado, infelizmente...).
===============
Mas todos os dotados de massa cinzenta já sabem o resultado de ambos os votos... ou teriam escolhido outro, obviamente! Alguém duvida???

OS DIREITOS CIVIS O SAUDAM MINISTRO

Valdecir Trindade (Advogado Autônomo - Trabalhista)

O batismo de fogo do Ministro Luiz Fux será o seu voto na lei da ficha limpa e em relação à extradição de Cesare Battisti. Esses dois casos serão emblemáticos e balizarão não só os rumos do STF, mas o rumo de toda nação. Assim penso eu.

CUIDADO, JOAQUIM

olhovivo (Outros)

O novo ministro, pelo que consta, é faixa preta em Jiu Jitsu. Então, o min. JB deve pensar duas vezes antes de eventuais e impensadas agressões verbais ou físicas.

Quase não chega

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Espero que tenham feito uma boa limpeza na cadeira porque a contar pelo tempo em que ficou vaga deve ter se acumulado muita poeira ...

Comentar

Comentários encerrados em 11/03/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.