Consultor Jurídico

Noticiário Jurídico

A Justiça e o Direito nos jornais deste domingo

De acordo com notícia do jornal O Globo, número de presos com curso superior vem aumentando a cada no sistema carcerário brasileiro. Dados do Ministério da Justiça mostram que as penitenciárias brasileiras receberam 122% a mais de detentos com terceiro grau completo entre 2005 e 2010. No mesmo período, a população carcerária aumentou em ritmo bem menor, 30%. O aumento de traficantes da classe média é um dos principais fatores desse crescimento.


Corrupção no governo
Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o juíz Nelson Augusto Bernardes de Souza, titular da 3ª Vara Criminal de Campinas (SP), disse acreditar que a corrupção no país é endêmica. Depois de denúncia do Ministério iPúblico, o juiz decretou a prisão do vice-prefeito e da primeira dama da cidade, acusados de participar de esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos que podem chegar a R$ 615 milhões.


Policiais suspeitos
De acordo com notícia da Folha de S.Paulo e o portal UOL, três policiais militares foram presos por agentes da Polícia Civil na madrugada de ontem suspeitos de tentar furtar uma agência do Banco do Brasil no Jabaquara (zona sul de SP). No local, foram apreendidos marreta, alicates e furadeiras. Os suspeitos alegaram aos policias que estavam lá, pois tinham avistado movimentação estranha.


Marcha pacífica
A Folha de S. Paulo e o Estadão noticiam que a Marcha da Liberdade aconteceu de forma pacífica graças a um acordo entre a Polícia e os manifestantes. Ficou combinado que estes evitariam cartazes fazendo alusão a drogas. O Tribunal de Justiça de São Paulo havia proibido a manifestação.


Massacre de Srebrenica
De acordo com o Estadão, o general sérvio-bósnio Ratko Mladic nega ter ordenado o massacre de Srebrenica, em 1995, no qual 7,5 mil homens e meninos muçulmanos foram mortos. Madlic foi preso na última quinta-feira (26/5) em um vilarejo no norte da Sérvia, depois de passar 16 anos foragido. Antes de ser detido, ele era um dos criminosos de guerra mais procurados do mundo.


Bombardeio investigado
Foi noticiado no Estadão que a Otan está investigando denúncias de oficiais afegãos sobre a morte de 32 civis, entre os quais, 12 crianças, e 20 policiais em dois bombardeios registrados no Afeganistão e divulgados neste domingo (29/5). O bombardeio mais recente ocorreu no sábado (28/5), quando 12 crianças e duas mulheres morreram e outras seis pessoas ficaram feridas na província de Helmand, segundo uma fonte oficial afegã. 


Código florestal
De acordo com o Estadão, as mudanças nas regras de preservação de mata nativa nas propriedades rurais, que constam do novo Código Florestal aprovado pela Câmara, ampliam em 22 milhões de hectares a possibilidade de desmatamento no país, o equivalente ao estado do Paraná. O número representa as áreas de reserva legal que poderão ser desmatadas legalmente caso o texto seja aprovado no Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 29 de maio de 2011, 12h39

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 06/06/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.