Benefício em jogo

OAB contesta pensão de ex-governadores do Rio

Autor

27 de maio de 2011, 20h29

Mais uma Ação Direta de Inconstitucionalidade foi apresentada, no Supremo Tribunal Federal, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para questionar a concessão de pensões concedidas a ex-governadores. Dessa vez, a OAB contesta a constitucionalidade da Emenda à Constituição do Rio de Janeiro 27, de 25/4/2002. É a 11ª ADI. O relator o ministro Carlos Ayres Britto.

O parágrafo único do artigo 1º da Emenda permite o pagamento de pensão a ex-governador e ex-vice-governador do Estado, e os artigos 1º e 2º da Lei estadual 1.532, de 22/9/1989, que instituiu pensão mensal e vitalícia às viúvas dos ex-governadores. 

A OAB sustenta que, ao preservar o pagamento de subsídio mensal e vitalício a ex-governadores e ex-vice-governadores e admitir sua extensão às viúvas após a Constituição Federal de 1988, os dispositivos de lei fluminenses violaram diversos preceitos da Carta Magna.

Segundo a Ordem, o subsídio criado no Rio não pode ser caracterizado como pensão, uma vez que não atende aos requisitos constitucionais e legais para tanto. Também não se trata de benefício previdenciário a ser custeado pelo regime próprio de Previdência estadual, haja vista que, segundo a entidade, o detentor de mandato eletivo de governador não é considerado, para fins previdenciários, como segurado do regime contributivo estadual, conforme o artigo 40, parágrafo 13, da Constituição, estando vinculado ao Regime Geral de Previdência Social.

A Ordem também sustenta que a Constituição Federal não prevê e não autoriza a instituição de subsídios para quem não é ocupante de qualquer cargo público (eletivo ou efetivo), "não restando dúvida, por óbvio, que ex-governador e ex-vice-governador não possuem mandato eletivo e nem são servidores públicos".

Para a OAB, a previsão de pagamento da referida pensão a ex-governadores ofende aos princípios da impessoalidade e da moralidade, que veda a instituição de privilégios e o tratamento desigual entre os trabalhadores. Sobre a extensão do privilégio às viúvas, a OAB afirma que o artigo 1º da Lei estadual 1.532/89 incorre nos mesmos vícios de inconstitucionalidade. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB.

Clique aqui a íntegra da ADI.

ADI 4.609

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!