Rumo à meta

Justiça Federal terá escritório de gestão de projetos

Autor

18 de maio de 2011, 7h10

O Conselho da Justiça Federal aprovou a implantação e operação dos escritórios de projetos estratégicos e a gestão de projetos e programas no âmbito de toda a Justiça Federal. O objetivo é cumprimer a Meta 1 proposta pelo Conselho Nacional de Justiça para 2011: "Criar unidade de gerenciamento de projetos para auxiliar a implantação da gestão estratégica".

Os escritórios vão contribuir para a gestão integrada de projetos e programas, com padronização de processos, ferramentas e práticas, além da internalização da cultura de medição e alcance de resultados.

Segundo o ministro Ari Pargendler, a gestão é fundamental para o pleno atendimento da missão de "garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva no âmbito da Justiça Federal".

Estrutura
O Escritório de Projetos Estratégicos centraliza informações, apoia o planejamento, acompanha e controla o desenvolvimento dos projetos estratégicos, mantendo a alta administração informada dos andamentos e pontos críticos.

O Escritório Nacional funcionará no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Institucional do CJF. Localmente, haverá escritórios nos Tribunais Regionais Federais e nas seções judiciárias, sempre na unidade responsável pelo planejamento estratégico do órgão.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Institucional do CJF, Jaqueline Melo, o Escritório de Projetos  é "a estrutura de suporte para a gestão do portfólio de projetos e programas estratégicos, implantando as melhores práticas e difundindo a cultura de gestão de projetos na Justiça Federal". 

A resolução aprovada pelo CJF prevê que o Modelo de Gestão de Portfólio e Operação dos Escritórios de Projetos, bem como a Metodologia de Gerenciamento de Projetos estarão disponíveis no portal da Justiça Federal e serão aprovados em até 180 dias a partir do início da vigência da resolução, por meio de portaria do presidente do Conselho.  Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho da Justiça Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!