Consultor Jurídico

Notícias

Reforço no time

TJ-RS abre inscrições para conciliadores

A Central de Conciliação e Mediação de Pelotas (RS) está abrindo inscrições para o processo de seleção de voluntários para atuar como conciliadores ou mediadores na Central a ser instalada no Foro de Pelotas e também nos Postos Avançados de Justiça Comunitária no município.

Os requisitos são ter conduta ilibada, ser bacharel em Direito ou possuir qualificação em ciências afins, e não exercer a advocacia como atividade habitual, como regulamentado pela Resolução 870/2011 do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

De acordo com artigo 8º da Resolução, “o efetivo desempenho da função de conciliador, de forma ininterrupta durante um ano, poderá ser computado como exercício de atividade jurídica para fins de contagem de tempo à habilitação em concurso para a magistratura, nos termos do art. 59, IV, da Resolução 75, do CNJ.” Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Revista Consultor Jurídico, 7 de maio de 2011, 8h10

Comentários de leitores

1 comentário

TJ-RS abre inscrições para conciliadores

Emmanuel Plácido (Advogado Sócio de Escritório)

Enviamos nossos cumprimentos ao TJRS pela iniciativa.
Apenas gostaríamos de deixar a sugestão de que as atividades nas searas da conciliação e da mediação não fiquem a depender apenas de serviço voluntário.
Como sabemos, em outros países onde o uso da mediação se encontra em estágios mais avançados existem profissionais e escritórios privados dedicados a essa atividade, com prestação de serviços remunerados e grandes benefícios para as partes em conflito.
Esse viés remuneratório, certamente que estimulará o surgimento de profissionais cada vez mais capacitados e especializados, nessa importante área de atuação e contribuirá de forma decisiva para a pacificação social em nosso País.

Comentários encerrados em 15/05/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.