
Revista é condenada a indenizar presidente do TCE do Rio Grande do
Sul

A Revista Voto foi condenada a reparar moral e financeiramente o presidente do Tribunal de Contas do
Estado do Rio Grande do Sul, conselheiro João Osório. A decisão da 15ª Vara Cível de Porto Alegre foi
confirmada pela 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.  Cabe recurso.

A revista, na edição número 31, publicou informações incorretas e insinuações contra João Osório, sob o
titulo ‘‘PGE pretende acionar Pujol se CEEE permitir’’. Segundo a petição inicial, foi afirmado que a
Revista Voto publicou notícia inverídica, insinuando que o conselheiro João Osório teria saído em
licença do Tribunal de Contas do Estado, de forma intempestiva e surpreendente, para não levar a
votação um processo envolvendo Reginaldo Pujol, vereador de Porto Alegre.

A sentença dada pelo juiz Giovanni Conti reconheceu que “não se limitou a requerida (a revista) em
informar um fato político, mas violar a intimidade do autor, trazendo notícia inverídica, distorcida da
realidade, ferindo o direito subjetivo do autor, que acabou abalado com as consequências’’.

Na fase de apelação, a publicação política conseguiu reduzir o valor nominal do quantum indenizatório,
de R$ 50 mil para R$ 35 mil. Os desembargadores da 9ª Câmara Cível mencionaram no acórdão que “o
direito de informar não é absoluto, encontrando limites ao ser exercido na ofensa à imagem e à honra de
qualquer cidadão. A notícia veiculada, pelo que se depreende dos autos, não retratou os fatos como
efetivamente ocorrera, o que invade a esfera dos direitos individuais, ferindo-os, afastando o possível
caráter investigativo e informativo da reportagem’’. Com informações da Assessoria de Imprensa do 
TCE-RS.

Date Created
02/05/2011

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

No image foundImage not found or type unknown

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 02/05/2011


