Foto de nudez

Prova contra acusado é desqualificada nos EUA

Autor

28 de junho de 2011, 17h33

Os direitos constitucionais do réu, acusado de tirar fotografias de uma menina de 14 anos, nua, foram violados pelo policial, quando ele seguiu o suspeito até dentro da casa de sua mãe, sem oposição porque eram conhecidos, e apreendeu o telefone celular que continha a “evidência”. O advogado do réu conseguiu desqualificar o que seria a prova definitiva do crime, no Tribunal Federal de Recursos do Tennessee (EUA). Isso porque o policial se descuidou de um detalhe: pedir formalmente a permissão do suspeito para entrar na casa – e fazer a busca e apreensão.

De acordo com o jornal da American Bar Association (ABA), o Tribunal de Recursos concluiu que a apreensão do celular pelo policial violou a Quarta Emenda da Constituição dos EUA, que protege qualquer cidadão contra buscas e apreensões não sustentadas por uma “causa plausível”, com autorização judicial – ou por consentimento da pessoa.

O advogado do réu, Robert Brooks, disse à revista Consultor Jurídico que questionar a constitucionalidade do procedimento policial era a única coisa que podia fazer. Isso porque seu cliente já havia se declarado culpado por exploração de menores e condenado, em primeira instância, a 15 anos de prisão, mais 8 anos de liberdade supervisionada.

Agora, vai aguardar o prazo para o Estado decidir se recorre ou não da decisão. E, se for o caso, pedir a libertação do prisioneiro. O promotor também terá de decidir, nesse caso, se leva ou não o acusado de volta ao banco dos réus, para um novo julgamento. Desta vez, sem o telefone celular para apresentar evidência do crime.

Em 21 de outubro de 2007, o guardião da menor informou à Polícia que Frankie Joe Little, o réu, havia tirado fotos da menina, que estava deitada nua em sua cama, em um trailer. O policial Mike Harper, que conhecia o acusado, encontrou-o na casa de sua mãe e o convidou a segui-lo à Delegacia de Polícia. Quando Frankie Little foi buscar uma camisa, o policial o seguiu e apreendeu o celular.

Segundo o Daily Reporter, ficou claro para o tribunal que o policial não obteve o consentimento do acusado para entrar na casa: “Infelizmente, Harper deixou de fazer isso e a lógica dita que uma pessoa não pode obter o consentimento resultante de um pedido que não foi feito”, escreveram os juízes.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!