Transação financeira

PF deflagra operação contra importação irregular

Autor

28 de junho de 2011, 18h17

A Polícia Federal e a Receita Federal estão trabalhando juntas no combate à importação de mercadorias feita de forma irregular e ao envio de divisas ao exterior ilegalmente. Nesta terça-feira (28/6), os dois órgãos iniciaram a Operação Pomar que, em conjunto, pretende pôr fim a duas quadrilhas. Hoje, o problema atinge em cheio aos cofres públicos, que já deixaram de arrecadar R$ 1,4 bilhão. As informações são da Agência Brasil.

A suspeita é que as quadrilhas, atuando por meio de laranjas, fazem operações ilegais no exterior. A Justiça Federal em São Paulo expediu 17 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão em oito estados, além do Distrito Federal. Participam da ação conjunta 301 agentes e 136 auditores fiscais.

Investigações de quatro anos apontam que as quadrilhas usavam pessoas jurídicas com capacidade financeira incompatível com as transações que faziam. A mercadoria entrava de forma ilegal no país por diversos portos era levada até a cidade de São Paulo, onde era armazenada para depois ser distribuída.

Os acusados devem responder pelos crimes de descaminho, sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!