Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Representante do Senado

Bruno Dantas é escolhido novo integrante do CNJ

Por 

Bruno Dantas - Spacca

O consultor-geral legislativo do Senado, Bruno Dantas, foi escolhido por 43 senadores para integrar o Conselho Nacional de Justiça, em votação que aconteceu nesta terça-feira (28/6). Marcelo Neves, que tentava a recondução ao cargo, obteve 26 votos. Senadores disseram que pesou contra a escolha de Neves o fato de ter prestado pouca satisfação do seu trabalho, o que só fez quando estava trabalhando pela recondução. Dantas tinha apoio do presidente José Sarney.

O mandato do atual representante do Senado no CNJ termina no dia 8 de julho. Até a segunda quinzena de julho, em meio ao recesso do Congresso Nacional, outros 10 mandatos de conselheiros expiram. O trâmite burocrático habitual a que as indicações se submetem até a nomeação pela Presidência da República pode deixar o CNJ desfalcado por algum tempo.

Bruno Dantas é conhecido dos senadores. Além de ser o consultor-geral legislativo do Senado há quatro anos e seu atual representante no CNMP, destacou-se nos trabalhos da Comissão de Reforma do Código de Processo Civil no ano passado. Também trabalhou na elaboração dos projetos que compuseram os dois pactos republicanos acordados entre Legislativo, Executivo e Judiciários nos últimos anos.

No CNMP, o consultor foi responsável por propor a criação do Portal da Transparência do Ministério Público e de um banco de dados nacional para reunir informações sobre ações civis públicas e inquéritos propostos pelo MP. Foi movido pela ideia de fazer um diagnóstico da atuação de promotores e procuradores para evitar que sejam propostas, pelo mesmo órgão, ações em sentidos opostos, o que ocorre com certa frequência por contra da autonomia funcional dos membros do Ministério Público.

 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 28 de junho de 2011, 19h35

Comentários de leitores

3 comentários

Parabéns

Paulo Renato Nardelli (Advogado Autárquico)

Parabéns ao Novo membro do CNJ, indicado do Senado, Bruno Dantas.
Acompanho sua trajetória há muito tempo e é certo que trata-se de um jurista diferenciado. Sua colaboração na reforma do CPC, junto ao Ministro Fux e outros grandes juristas, mostra o reconhecimento de sua competência e a relevância do trabalho que tem exercido, junto ao Senado, junto ao Conselho Nacional do MInistério Público.
Teremos, não tenho dúvida, um excelente e isento representante no Conselho Nacional de Justiça.
Parabéns ao Dr. Bruno Dantas.

O RECONHECIMENTO DO TRABALHO

Luiz Carlos de Oliveira Cesar Zubcov (Advogado Autônomo)

O TRABALHO PODE SER RECONHECIDO TANTO POR UM HOMEM DE BEM – E GERALMENTE O É – QUANTO POR OUTRO QUE ASSIM NÃO É VISTO, ENQUANTO O COMPROMISSO É UMA CONDIÇÃO SUBJETIVA E DECORRE DO CARÁTER DO INDICADO QUE PODERÁ DEVOLVER OS ENCÔMIOS A UM DELES, AOS DOIS OU A NENHUM.

Pau mandado

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Trata-se de um "queridinho" dos políticos de peso, que obviamente tem uma atuação muito bem definida no CNJ pelos que o indicaram.

Comentários encerrados em 06/07/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.