NOTAS CURTAS

AMB defende a regularização da atividade de bingos

Autor

20 de junho de 2011, 10h29

Spacca
Marília Scriboni - Coluna - Spacca - Spacca

A Associação dos Magistrados Brasileiros defende, por meio do diálogo com a Associação Brasileira de Bingos, a regularização da atividade. A pretensão tem até projeto de lei, de número 2.944, de 2004. "Deve-se pensar em uma nova roupagem dessa atividade para que ela não seja mais associada à ilegalidade, como acontece hoje em dia", declarou Nelson Calandra, presidente da AMB. Segundo ele, o termo jogo deveria ser abolido, cedendo lugar à expressão "atividade lúdica e de entretenimento".

Crimes federais
As mortes de líderes extrativistas e trabalhadores rurais no norte do país motivou a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) a levantar uma nova bandeira: a federalização de crimes contra os direitos humanos nessa região. A classe aponta, como um diferencial, a rapidez que os julgamentos teriam. O presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, acredita que a distância da zona do conflito acaba fazendo com que o juiz se sinta menos pressionado.

Livre e plural
Um dos amici curiae na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 187, a ADPF da Marcha da Maconha, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais comemorou o entendimento unânime dos ministros sobre a liberdade de expressão. "Foi uma importante decisão do Supremo Tribunal Federal, que reafirmou com veemência os direitos fundamentais de reunião e de manifestação, pressupostos de uma sociedade livre e pluralista", declarou Marta Saad, presidente do IBCCrim.

Bodas de ferro
O olhar dos agentes penitenciários sobre o sistema penitenciário é tema da exposição que acontece no Salão Negro do Ministério da Justiça. Por meio de 22 fotografias, o cotidiano das prisões de segurança máxima é levado ao público. Hoje, o Brasil tem quatro casas desse tipo, que ficam em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). A mostra faz parte das comemorações de cinco anos do sistema.

Justiça do Canadá
Ensino de inglês jurídico, técnicas de negociações e noções do Judiciário canadense. O pacote é oferecido pela agência CanadaTravel, que recebe inscrições de intercâmbio para advogados e estudantes de Direito. O aluno vai estudar na Tamwood International College, que fica em Vancouver. São duas semanas de imersão, com início em 12 de setembro. A agência oferece mais detalhes pelo (11) 4506-2999.

Aulas de capacitação
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso abriu as inscrições para outro curso. Tome fôlego: Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para Magistrados em Técnicas Atuariais em Previdência Complementar Fechada. As aulas serão ministradas pela Fundação Getúlio Vargas e acontecem em 4 e 5 de julho. A dedicação é quase integral, já que elas começam às 8 horas e se estendem até 19 horas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!