Consultor Jurídico

Entrevistas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

NOTAS CURTAS

Aasp quer decisões de Direito Público no site do TJ

Por 

Marília Scriboni - Coluna - Spacca - Spacca

Se depender da Associação dos Advogados de São Paulo, a rotina de advogados e estagiários que querem ter acesso às decisões da Seção de Direito Público da Justiça Estadual vai mudar. A Aasp oficiou o presidente da seção pedindo que o material seja disponibilizado integralmente na página do tribunal. Hoje, qualquer um que queira ver os autos com detalhes precisa se deslocar até o TJ-SP.

Mundo afora
A fim de cumprir uma das metas deste ano — ampliar a abrangência de atuação — a Associação Brasileira de Jovens Advogados deu partida no processo de escolha de seus representantes em outros países. A entidade já traçou o perfil dos advogados que busca: "pessoas com espírito jovem, dinamismo e atenção à causa dos jovens advogados e estudantes de Direito". Hoje, a ABJA tem três representantes internacionais: um argentino, um finlandês e uma inglesa.

A quantas anda
Exame de Ordem, núcleos de pauta jurídica, regulação das escolas de Direito são temas que estão na pauta do I Fórum Regional de Educação Jurídica. O presidente da Comissão Nacional da OAB de Educação Jurídica, Rodolfo Hans Geller, participará das discussões. Damásio de Jesus, dono de uma faculdade com seu nome, fala sobre os rumos dos cursos. O fórum acontece em Rondônia, em 30 de junho e 1º de julho. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Comunicação e Justiça I
Dois nomes conhecidos do jornalismo palestram sobre comunicação e clareza no Tribunal de Justiça de São Paulo, no próximo 28 de junho. Caco Barcellos, autor de Rota 66 — A polícia que mata e Abusado, o dono do morro Dona Marta, conta quais são as particularidades da linguagem na imprensa, a iniciativa privada e as instituições públicas. E Augusto Nunes, colunista da revista Veja, fala sobre os perigos da linguagem culta no processo de comunicação. As inscrições podem ser feitas pelo cerimonial@tjsp.jus.br ou pelo telefone (11) 3105-4437.

Comunicação e Justiça II
A Justiça Federal do Rio de Janeiro figura entre as finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2011, na categoria "Projeto Institucional". O chamariz é o projeto que apresentou o prédio da Justiça Federal para 1,5 mil alunos da rede pública de ensino. Os finalistas apresentam seus trabalhos no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, que acontece de 20 a 22 de junho, na capital fluminense.

OAB colorida
A Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo toma posse com duas ações concretas. Nesta quinta-feira (16/6), a seccional lançou a campanha contra a homofobia, cujo slogan é "Homofobia mata — A violência tem que ter fim. A vida não", e, neste sábado (18/6), acontece o II Seminário de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia, na Assembleia Legislativa.

Segurança da informação
A professora Patrícia Peck é a coordenadora do curso sobre Processo Eletrônico que acontece em 29 de junho, em São Paulo. As aulas giram em torno da informatização do Judiciário e o desdobramento do assunto, como a segurança da informação para a gestão de dados. Quem quiser se inscrever precisa enviar um e-mail para treinamento@ppptreinamentos.com.br.

Aspectos do CPC
O futuro Código de Processo Civil será tema de outro encontro, que será recebido pela Fiesp, em São Paulo, nesta segunda-feira (20/6). Dessa vez, os professores Ada Pellegrini Grinover, Susana Henriques da Costa, Flávio Luiz Yarshell, José Rogério Cruz e Tucci e Candido Rangel Dinamarco participam do debate. Promovem o evento a Escola de Direito do Brasil (EDB), o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa). Os organizadores avisam: inscrições, apenas no site da Fiesp.

Carlos Mateucci, vice-presidente do Cesa, conta que as discussões buscam "conferir maior legitimidade ao processo legislativo, por meio da participação de toda a sociedade civil".

Necessidade do CPC
O professor Antônio Cláudio da Costa Machado, por sua vez, fala sobre o novo Código de Processo Civil. Ou, mais precisamente, sobre a necessidade de um. A palestra "Será que precisamos de um novo CPC?" acontece também em 29 de junho, também em São Paulo. O Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados, organizador do evento, coloca o telefone (11) 3089-6592 à disposição para quem tiver dúvidas e quiser se inscrever.

Palavra de professor
Professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Alysson Leandro Mascaro participa do programa “Direito e Justiça em Foco", apresentado pelo desembargador Laércio Laurelli, do Tribunal de Justiça de São Paulo. A edição vai ao ar às 22 horas deste domingo (19/6), na Rede Gospel (canal 28 da NET).

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 18 de junho de 2011, 9h28

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 26/06/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.