Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Vaca Litigation

Quadro que desagradou advogados é retirado de vara

Vaca do litigio - Reprodução

O quadro da vaca Litigation não está mais nas paredes da sala de audiências da 2ª Vara de Família e Sucessões de Santa Maria (RS). Após promessa de ajuizamento de processo pela Ordem dos Advogados do Brasil, o juiz Rafael Pagnon Cunha retirou a imagem do local. As informações são do site Espaço Vital.

A ilustração, composta por um vaca no centro, em cujo corpo estava escrita a palavra "litigation", contava ainda com o autor (“plaintiff”) e o réu (“defendant”), que puxavam, cada um para seu lado, o animal. E, sentado em um banquinho, estava o advogado (“lawyer”). O juiz, passivo, observava a cena. A gravura é a reprodução de uma imagem do século XIX e é originalmente vendida pela livraria Wildy & Sons. O estabelecimento fica em uma região de Londres conhecida como "Legal London".

Na última semana, a OAB de Santa Maria e advogados pediram que o conselho seccional da entidade tomasse alguma providencia acerca do caso. O assunto chegou a tomar parte da sesssão ordinária na última sexta-feira (10/6).

Nesta terça-feira (14/6), seguindo orietanções do conselho, a OAB de Santa Maria começou a ouvir os depoimentos dos advogados que viram o quadro. Os termos vão acompanhar um expediente que será encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça.

Para o conselheiro André Jobim, "o quadro colocado num recinto oficial, mantido pelo Estado, quis sinalizar a opinião dos juízes de que os advogados mamam nas tetas da questão, enquanto o processo transcorre".

Ao comentar a retirada do quadro, o presidente da OAB-RS declarou que "ainda que o quadro da vaca tenha sido recolhido, a ofensa já tinha sido gravemente perpetrada, com o uso irregular de dependências de um prédio público, onde a Advocacia foi injustamente assacada".

Revista Consultor Jurídico, 14 de junho de 2011, 13h37

Comentários de leitores

8 comentários

QUADRO EM SALA DE AUDIÊNCIA

Irani de Souza Araujo Leal Ferreira (Advogado Autônomo)

Caros leitores,
É lamentável esse infeliz quadro em sala de Audiências.
É um desrespeito aos profissionais do direito.
Não devemos esquecer, que hoje somos Juízes, amanhã, poderemos está ao lado dos Advogados.
Não sei porque essas pessoas sempre acham que todo Advogado é "mau caráter". Não devemos julgar uns pelos outros.
Parabéns pela rapidez que a subseção de Santa Maria retirou esse quadro indigno!
IRANI DE SOUZA ARAÚJO LEAL FERREIRA - Advogada em Brasília.

Abatedouro.

Tcampos (Funcionário público)

Os gaúchos fizeram um baita churrasco com a vaca da discórdia.

interessante

Thiago (Funcionário público)

Pode até ser de mau gosto e tudo o mais, mas que é interessante isso é, até por conta da provável data em que a gravura original foi feita. Mostra a concepção de um leigo em relação ao sistema judicial.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 22/06/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.