Consultor Jurídico

Notícias

Novo integrante

Rogério Favreto é escolhido desembargador do TRF-4

Comentários de leitores

7 comentários

O "Quinto" e o "Eleito"

Alochio (Advogado Sócio de Escritório - Administrativa)

PRIMEIRO, honra-me saber que o DR. FAVRETO foi escolhido pela Sra. Presidenta. Advogado de escol (e não político de carteirinha), militou muitos anos na advocacia pública, sempre com brio, capacidade e honestidade. Sou de Vitória-ES (sem qualquer vinculo pessoal com o PT) e acompanho as qualidades do DR. FAVRETO como advogado ou como atuante no Min. da Justiça. Um dos grandes responsáveis pela busca de melhorias em vários setores jurídicos. Ele ter "atividade política" (sentido elevado da expressão) não o transforma em "político de carteirinha" (especialmente em tom depreciativo). É um advogado que enobrece a escolha e faz valer a pena o Quinto Constitucional.
SEGUNDO, o chamado QUINTO (nem sempre é quinto ... no STJ por exemplo é 1/3) não é uma exclusividade brasileira. O recrutamento de magistratos para TRIBUNAIS em vários países do Mundo ocorre em diversas categorias além da magistratura (em alguns até mesmo por eleição). Quem for contra tudo bem: mas vamos ficar em argumentos reais.

PORCARIA DE QUINTO...

JOHN098 (Arquiteto)

Pronto. Já disse.

Mazela

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Essa uma das mazelas do quinto constitucional: propiciar nomeações meramente políticas. Como o instituto vem sendo severamente questionado, inclusive com recusa de aplicação por parte dos Tribunais, esperava-se ao menos um pouco mais de discrição, mas não foi isso o que ocorreu. O novo Desembargador é um político de carteirinha, que chegou ao cargo por motivos políticos. Resta agora saber como será sua atuação.

quinto constitucional é lixo

MACUNAÍMA 001 (Outros)

O Brasil é o único país do mundo que possui o tal quinto constitucional, mediante o qual algumas pessoas ingressam nos tribunais violando o princípio do mérito, sem concurso público e pela humilhante forma do apadrinhamento político.
Gente que entra assim na justiça está de rabo preso pelo resto da vida com quem os nomeou, e nunca vai julgar contra os interesses de seus "padrinhos".Isso é igual jabuticaba, só tem no Brasil!!!
VERGONHA DE SER BRASILEIRO!!!!!!

Curiosidade.

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Houve nomeação de um novo magistrado para o TRF/1 e de um para o TRF/4. A do advogado foi manchete; a do Procurador da República, mero "anexo" da referida notícia.

Meio acerto

Ronaldo dos Santos Costa (Advogado Sócio de Escritório)

A escolha do colega do RS foi política! Não desdenho de seus predicados, mas a Professora Liliane era, de longe, o melhor nome! No entanto, politicamente, mais fraca. Já em relação ao quinto do MP, melhor escolha não poderia ser feita. O ilustre Procurador destacou-se no MPF do Paraná, em todos os seguimentos em que atuou. se continuarmos acertando em 50% das escolhas, doravente, já ficarei satisfeito, porque as do STJ são lastimáveis!

É o PT arrumando emprego para os "cumpanheiro"

daniel (Outros - Administrativa)

É o PT arrumando emprego para os "cumpanheiro".....

Comentar

Comentários encerrados em 21/06/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.