Quinto constitucional

Lista sêxtupla da OAB-RJ sai na próxima sexta

Autor

31 de julho de 2011, 9h30

Será acirrada a disputa pela vaga da advocacia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, aberta com a aposentadoria do desembargador Gilberto Pereira Rêgo, em maio. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no estado recebeu 35 nomes para formar a lista sêxtupla, no próximo dia 5 de agosto. A lista seguirá para o TJ-RJ selecionar três nomes e submetê-los ao governador. Dos concorrentes, seis candidatos já fizeram parte de listas tríplices, o que indica que podem dividir os votos na corte.

Carlos Eduardo Pontes Lopes Cardoso, João Alberto Romeiro, Luiz Octávio Rocha Miranda Costa Neves, Marco Antonio Ferreira Macedo, Marcus Henrique Niebus Steele e Walmer Jorge Machado já estiveram entre os preferidos dos magistrados. Em março, eles disputaram as vagas deixadas pelos desembargadores Ismênio Pereira de Castro, que morreu em setembro, e Galdino Siqueira Neto e Francisco de Assis Pessanha, que se aposentaram. Mas perderam os cargos para Patrícia Ribeiro Serra Vieira, Luciano Sabóia Rinaldi de Carvalho e Cláudio Tavares de Oliveira Junior, escolhidos pelo governador Sérgio Cabral e empossados em abril.

Além deles, ganham força os nomes de Fernando Setembrino Márquez de Almeida, Nelson Luiz Pinto e Petrúcio Malafaia Vicente. Advogado há 35 anos, Fernando Almeida foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de 1987 a 1993, e de 1999 a 2001, além de presidente do Conselho Penitenciário do estado em 1995. Nelson Luiz Pinto advoga e dá aulas há mais de duas décadas. É doutor em Direito, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da PUC, da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Cândido Mendes, além de autor de diversos livros sobre Direito Processual e Civil. Petrúcio Vicente é defensor público desde 1994, hoje coordenador-geral regional da Defensoria estadual. Tributarista, é professor na FGV-RJ, na Escola da Magistratura do Rio, no Curso Praetorium, na Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, na Universidade Estácio de Sá e na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio. Tem pelo menos sete livros publicados.

A lista de candidatos traz novamente o nome de Wallace Salgado de Oliveira, frequentador assíduo das últimas disputas. Irmão do senador Wellington Salgado (PMDB-MG), o advogado teve cotação elevada para formar a lista tríplice em janeiro. O que pode complicar é uma denúncia do Ministério Público do Rio por fraude em licitação no município de São Gonçalo. Segundo reportagem do jornal O Globo, a Fundação Universo, presidida por Oliveira, venceu de forma irregular uma disputa para prestar serviços na área de saúde. A ação corre na 2ª Vara Criminal de São Gonçalo.

Traz também o nome de Flávia Romano de Rezende que foi professora de Pós-Graduação em Propriedade Industrial na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e na PUC-RJ; ex-diretora jurídica da Coca-Cola, com atuação anterior em importantes bancas de advocacia.

Veja a lista dos candidatos:

1 – Amaury Figueiredo Jorio
2 – Ângela Moraes Tavares da Mata
3 – Antonio Carlos Benicio
4 – Antonio Francisco Alves Neto
5 – Carlos Eduardo Pontes Lopes Cardoso
6 – Carlos Leno de Moraes Sarmento
7 – Carlos Magno Soares de Carvalho
8 – Edna Raquel Rodrigues Santos Hogemann
9 – Evandro Andrade da Silva
10 – Fabio de Oliveira Azevedo
11 – Fernando Lopes Hargreaves
12 – Fernando Setembrino Márquez de Almeida
13 – Flávia Romano de Rezende
14 – Geraldo Francisco de Barros Gazos
15 – Janilson Pessoa Cabral
16 – João Alberto Romeiro
17 – Luiz Alberto Carvalho Estrella
18 – Luiz Eduardo Coelho Weaver
19 – Luiz Octavio Rocha Miranda Costa Neves
20 – Marco Antônio Condeixa da Costa
21 – Marco Antonio Ferreira Macedo
22 – Marcus Henrique Niebus Steele
23 – Nelson Luiz Pinto
24 – Odir de Araújo Filho
25 – Petrúcio Malafaia Vicente
26 – Reinaldo Jose de Almeida
27 – Reynaldo Gabetto Bruno
28 – Rogério Portella Paim
29 – Roque Z Roberto Vieira
30 – Severino Clementino da Silva
31 – Simone Almeida da Silva
32 – Valéria Barcellos Bloise
33 – Victor Hugo Gonçalves Pereira
34 – Wallace Salgado de Oliveira
35 – Walmer Jorge Machado

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!