Consultor Jurídico

Jornalista tem condenação anulada após revogação da Lei de Imprensa

30 de julho de 2011, 7h58

Por Rogério Barbosa

imprimir

Um jornalista condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com base na Lei de Imprensa, a um ano e quatro meses de detenção — pena substituída por pena restritiva de direitos, foi inocentado pelo Superior Tribunal de Justiça. Em seu voto, a ministra Laurita Vaz citou o artigo 2º do Código Penal — “Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória". A ministra anulou a condenação com base no fato de que a Lei de Imprensa foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.

Rogério Alesssandro de Mello Bassali, jornalista, publicou em dezembro de 2005, uma notícia sobre o caso do juiz Maurizio Marchetti, que teria sofrido retaliações por revelar suposto caso de nepotismo no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP). De acordo com a notícia publicada no site CMI Brasil, Désia da Silva, casada com o corregedor do TRT, teria sido nomeada pelo ex-presidente do mesmo tribunal, Eurico Cruz Neto, para um cargo de confiança no gabinete de seu marido, Luis Carlos Sotero Cândido da Silva, em 1996.

Na ocasião, o juiz Marchetti fez uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional de Justiça e moveu ação contra Désia e o ex-presidente do TRT que a nomeou. A nomeação foi anulada. Marchetti manteve a ação pedindo o ressarcimento aos cofres públicos pelo pagamento de salários feitos à Désia, entre 1996 e 2005.

O desembargador Luis C. Sotero, então corregedor do TRT e marido de Désia, reagiu com um pedido de “correição extraordinária”, afirmando atender um pedido da OAB-SP. Segundo ele, Marchetti fazia com que alguns advogados esperassem de 12 a15 meses para marcar uma audiência, além de ter mudado a sala da OAB sem prévia consulta. O juiz também foi acusado de não controlar o uso de corretivo líquido por seus subordinados. Marchetti foi afastado de suas atividades, porém entrou com Avocação de Processo Disciplinar no Conselho Nacional de Justiça e conseguiu voltar ao cargo.

O desembargador resolveu entrar com ação por conta da reportagem que fora reproduzida pelo jornal Gazeta Bragantina. A 1ª Vara Federal de Bragança Paulista (SP) condenou o jornalista à três anos e quatro meses de detenção e pagamento de 10 dias-multa, substituída a pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos. 

O jornalista recorreu ao Tribunal Regional da 3ª Região, em setembro de 2010, que negou provimento ao apelo e, de ofício, desclassificou o crime para o artigo 138 do Código Penal. A segunda instância reduziu a pena para um ano e quatro meses de detenção, substituída por pena restritiva de direitos, o que seria contestado em recurso posteriormente impetrado no STJ. O advogado de defesa, Heleno Miranda de Oliveira, alegou que o CPC em suas "Esposições de Motivos da Parte Especial" diz que os artigos 139, 140 e 141 do Código Penal não valem para os casos de imprensa.

Outra alegação da defesa foi a de que o tribunal, ao aplicar dispositivos do CP, atribuiu ao jornalista crimes que não foram discutidos pelos autores na queixa-crime.

Mas, ocorre que, o Pleno do Supremo Tribunal Federal declarou não recepcionado pela Constituição de 1988 todo o conjunto de dispositivos da Lei Federal 5.250/67, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 130, julgada em 2009. Sendo assim, o jornalista Rogério Bassali, recorreu ao STJ requerendo o cancelamento da decisão condenatória tendo como base o artigo 2º do Código Processual Penal.

A decisão
O STJ, ao analisar o caso, lembrou que o Supremo Tribunal Federal derrubou a Lei de Imprensa. A ministra relatora do caso mencionou a alegação do MP de que "uma vez declarada inconstitucional um norma jurídica, apenas restará em seu lugar o vazio normativo. E o vazio normativo, em sede pena, implica abolitio criminis, no caso em que incompatíveis os tipos criminais com a nova ordem constitucional vigente".

O STJ concluiu que sendo o acusado, processado e condenado por crimes da Lei de Imprensa, não poderia o Tribunal Regional Federal, em sede de apelação exclusiva da defesa, desclassificar a conduta para o crime de calúnia, previsto no artigo 138 do Código Penal, em evidente prejuízo ao réu. Cabia a Corte Federal, após excluída a norma incriminadora que fundamenta a denúncia do ordenamento jurídico nacional, aplicar o comando do artigo 2º do Código Penal.

Assim, o STJ derrubou o acordão do TRF-3. Porém, a decisão do STJ ainda não pôs fim à questão — pelo menos por enquanto. O advogado de defesa do jornalista, Heleno Miranda de Oliveira, critica a demora no cumprimento da sentença. “É estranho essa demora. Estamos pensando em ir ao CNJ para exigir o cumprimento da decisão”, finalizou o advogado. 

Procurado pela revista ConJur, o desembargador Luis Carlos Sotero Cândido da Silva não quis se pronunciar sobre o assunto.

Leia o voto da ministra

Processo-crime 2006.61.23.000393-2.