Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Resultado da prova

Veja o resultado da primeira fase do Exame da OAB

Já está disponível no site da empresa FGV Projetos, responsável pelo Exame de Ordem da OAB, o resultado preliminar da primeira fase da prova, realizada no último dia 17 de julho. Os candidatos poderão acessar o resultado acessando o site do exame (oab.fgv.br), informando o número do CPF e senha de acesso. Os candidatos que discordarem do resultado poderão entrar com recurso até quarta-feira (27/7), como noticia a Folha de S.Paulo.

A previsão para divulgação do gabarito final da prova que contou com 80 questões de múltipla escolha está prevista para o dia 8 de agosto. Cerca de 121 mil estudantes e bacharéis em Direito se inscreveram para a prova.

A segunda fase do exame, que consiste em uma prova prático-profissional, será no dia 21 de agosto, das 14h às 19h. Nesta fase, os candidatos terão de redigir uma peça profissional e responder a quatro questões.

O Exame de Ordem é obrigatório para que o bacharel em Direito possa atuar como advogado. No entanto, a constitucionalidade da prova vem sendo discutida no Judiciário. Na semana passada, a ConJur noticiou parecer do Ministério Público Federal, que será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, opinando pela declaração de inconstitucionalidade do Exame. No último Exame, das 610 instituições de ensino que participaram, 90 não tiveram nenhum aluno entre os aprovados. Dos 106 mil alunos que fizeram a prova, 88% foram reprovados. 

Revista Consultor Jurídico, 25 de julho de 2011, 16h37

Comentários de leitores

3 comentários

A OAB que se prepare que vem chumbo grosso

Ramiro. (Advogado Autônomo)

http://dilma13.blogspot.com/2011/07/paulo-brossard-e-contra-o-exame-da-oab.html
e mais
http://julioprates.blogspot.com/2011/07/bachareis-no-stf-ganharao-reforco-de.html
Agora os bacharéis ganharam um gigante do mundo jurídico defendendo o fim do Exame de Ordem.
Se o Ex-Ministro Paulo Brossard fizer a sustentação oral.
Tenho o texto da ADIN nº 51, ele pega pesadíssimo, quem a OAB vai conseguir colocar na Tribuna que não vá ser engolido??????
Começo a perceber que poderão chegar um milhão de novos advogados, e então as atuais diretorias da OAB podem ir dando adeus ao comando da ORDEM por que o eleitorado vai mudar radicalmente.

A favor do exame

Thiago M. Adami (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Sou totalmente a favor do exame. Nossa classe deve se unir em prol da manutenção da prova!
Vamos valorizar nossa profissão e evitar que bachareis despreparados "invadam" o mercado!!!!

Eu quero ver

Flávio Souza (Outros)

Defendo primeiramente a divulgação do gabarito e a relação de aprovados. Posteriormente quem quiser interpor recurso que o mesmo novamente seja público a toda a sociedade e não somente ao candidato, posto que independentemente de participar ou não do certame é importante conhecermos a fundamentação da resposta da OAB/FGV dado ao recurso do candidato(a). A propósito vejam no link abaixo como foi feito num concurso público em Rondônia (http://www.activaassessoria.com.br/site_concurso/images/arquivos/Edital%20014%20-%202011%20-%20Resultado%20dos%20Recursos%20e%20Gabarito%20Oficial.pdf). Percebam que os recursos tiveram suas rspostas publicadas e assim não somente aos interessados como tb toda a sociedade. De parabéns a organizadora do certame e que esse exemplo venha ser seguido por todos os concursos públicos.

Comentários encerrados em 02/08/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.