Assinaturas falsas

MP pede análise da idoneidade de apoiadores do PSD

Autor

23 de julho de 2011, 13h52

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo recomendou aos promotores e órgãos ministeriais eleitorais que verifiquem a “idoneidade” das listas de apoiadores de novos partidos políticos. A medida vem depois da denúncia, feita nesta semana pela Folha de S. Paulo, de que na lista de apoiadores do PSD, o novo partido do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, constavam nomes falsos e de pessoas que já morreram.

Segundo a recomendação da PRE-SP, enviada na sexta-feira (22/7), os nomes que aparecem na lista devem ser conferidos um a um pelo chefe do cartório em que ela foi registrada. Se houver irregularidades, o documento deve ser enviado ao Ministério Público Eleitoral, que tomará as medidas necessárias.

O novo partido de Kassab, antes mesmo de ser formalizado com a lista de apoiadores, já causava problemas. Primeiro pela falta de ideologia partidária, visando ampliar a base de apoio político e se aliar ao PT. Depois porque a nova legenda deve esvaziar o Democratas, antigo partido de Kassab (que agora está sem partido), e criar uma espécie de “nova oposição” ao PSDB, cujo apoio garantiu ao prefeito seu cargo.

A carta da PRE paulista deve ser encaminhada “com urgência”, pela internet, aos promotores eleitorais do estado. Clique aqui para ler o documento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!