Consultor Jurídico

Colunas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito 2.0

Conheça aplicativos para smartphones e tablets

Por 

Caricatura: Alexandre Atheniense - 20/07/2011 - Spacca

Atualmente é cada vez maior o número de profissionais, inclusive advogados, que utilizam smartphones e tablets em suas atividades profissionais, proporcionando mobilidade e rapidez no acesso de informações e respostas.

Pensando nisto, criamos a coluna Direito 2.0 com o objetivo de oferecer aos leitores da ConJur sugestões de aplicativos disponíveis no mercado para tirar o melhor proveito dos dispositivos móveis.

Vade Mecum $ 7.99
iPhone | iPod Touch
Max Systems
Este aplicativo contém as principais leis brasileiras para serem consultadas facilmente pelos advogados e por qualquer cidadão. O aplicativo é ideal para usuários consultarem a legislação brasileira atualizada, de forma segura e rápida. E o melhor de tudo: sem a necessidade de nenhuma conexão internet! As leis ficam todas lá, dentro do seu aparelho, para serem acessadas de onde você estiver. Sua base de dados é atualizada periodicamente. Ele é um dos únicos aplicativos brasileiros classificados com 5 estrelas nas avaliações da App Store.

Vade Mecum Jurídico Pro R$ 5.50
Android
Há também uma versão deste tipo de aplicativo Vade Mecum disponível para celulares Android com todas as súmulas e legislação atualizadas.

i CDC Defesa do Consumidor $ 0.99
Mobility
iPhone | iPod Touch
Organizado de forma muito prática, este aplicativo contém o Código de Defesa do Consumidor, com o telefone de todos os escritórios do Procon no Brasil. Caso o número do telefone tenha mudado, você mesmo pode efetuar a alteração. Este é definitivamente um aplicativo bem interessante não só aos operadores do Direito, mas para todos os cidadãos.

GoodReader $ 4.99
Good iWare Ltd
iPhone | iPad | iPod Touch
É um excelente aplicativo para visualização de arquivos em formato PDF. Ele também abre extensões do pacote Office e o iWork. Além disso, o GoodReader é um aplicativo que permite através de uma rede WiFi transferir arquivos do seu computador para o Ipad sem a utilização do Itunes. Além disso, com o aplicativo você pode navegar em qualquer lugar na internet e fazer download de arquivos facilmente.

Flipboard $ 0.00
Flipboard Inc.
iPad
Este aplicativo desenvolvido para o iPad se tornou um fenômeno, com mais de 20 milhões de downloads desde o lançamento, em abril de 2010. O programa registra suas redes sociais e as repagina no formato de uma revista digital. Assim, o usuário visualiza, a partir da página inicial do Flipboard, os últimos posts do Facebook e as imagens de forma muito mais atraente que uma simples lista cronológica.

 é advogado especialista em Direito Digital, sócio de Aristóteles Atheniense Advogados, coordenador da pós-graduação em Direito de Informática da ESA OAB-SP e editor do blog DNT – Direito e Novas Tecnologias.

Revista Consultor Jurídico, 21 de julho de 2011, 12h42

Comentários de leitores

3 comentários

Esclarecimentos

Schmidt (Advogado Autônomo)

Não compreendi a relação que o Flipboard possui com o exercício da advocacia, mas valeu pela dica.
Sr. Igor M., os softwares são desenvolvidos por programadores de empresas e profissionais liberais, o motivo pela opção ao sistema Android ou iPhone é de que se apresentam como as melhores plataformas para desenvolvimento. Se surgir um concorrente à altura, pode estar certo de que receberá atenção. Acrescento ainda que o sistema Android é excelente, pois se trata de um sistema aberto que pode ser utilizado por qualquer fabricante de celular, possibilitando produtos com preços e características para todos os bolsos, encontrando-se celulares de menos de trezentos reais no mercado. Isto é ótimo para o consumidor!
Colega Godoi, os melhores controladores de processos e agendas jurídicas já existem e são online, existem gratuitas como o google calendar (agenda) e o sistema jurídico do debbit (controle de processos) ou pagas. Como esses smartphones acessam a internet, não vejo necessidade de um software específico para tanto. A tendência são softwares onlines, chamados de web apps, pois possibilitam ao usuário o acesso de qualquer computador.

Desestímulo a inovação!

Igor M. (Outros)

Uma pena que todo o mercado está se voltando a um ou dois sistemas operacionais para celulares, ou seja, para aparelhos com Android e, principalmente, para a Apple. Fazem, aos poucos, uma grande reserva de mercado, forçando os consumidores a optarem por determinados aparelhos, e desestimulando a concorrência de marcas com seus sistemas operacionais. Está se tornando caso parecido com a Microsoft e o Windows no passado, onde só existiam produtos exclusivos para esta marca. Isso é péssimo para o consumidor!

PENTE PARA CARECA

Luciano Godoi (Outros)

Os aplicativos mencionados servem tal qual pente para careca.
Em verdade inexistem verdadeiros aplicativos para advogados no Brasil, tais como controladores de processos, agenda própria para o advogado.
Quando muito, pode se dizer que há um "contador de prazos" à disposição na Apple Store.
Aliás, um bom nicho a ser explorado.
Com a palavra o especialista Atheniense.

Comentários encerrados em 29/07/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.