Consultor Jurídico

Mais de 120 mil inscritos participam do Exame da OAB neste domingo

17 de julho de 2011, 13h14

Por Redação ConJur

imprimir

Às 14 horas deste domingo, 121 mil estudantes e bacharéis em Direito participam da primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Essa é a etapa inicial para aqueles que pretendem exercer a advocacia. É necessário acertar 50% das 80 questões de múltipla-escolha. Na última edição da prova, 88% dos 106 mil inscritos foram reprovados. E, das 610 instituições de ensino que enviaram alunos, 90 não aprovaram um estudante sequer. As informações são da Agência Brasil.

A OAB vê nesse alto índice de reprovação um sinal da péssima qualidade dos cursos jurídicos brasileiros. Também é da mesma opinião o professor Luiz Flávio Gomes, presidente da rede de ensino LFG — hoje, um dos maiores cursinhos preparatórios do país. “Os professores não têm condições de preparar aulas para o exame da OAB e muitos alunos estão desconectados, não dão a mínima para o curso, não estudam”, descreve.

Apesar de não descartar o nível de dificuldade do exame, o professor lembra que a última edição da prova, que aconteceu em 2010, trouxe regras novas. Agora, os alunos do nono semestre, que ainda não concluíram o bacharelado em Direito, podem participar da prova. Para ele, o porcentual de aprovação deve ser maior na primeira edição de 2011.

Já Ophir Cavalcante, presidente da entidade, diz que críticas sobre o nível de dificuldade não preocupam. Segundo ele, “a Ordem está ciente do seu papel, o exame é um instrumento de defesa da sociedade. O que não pode é despejar no mercado de trabalho, para atender aos cidadãos desse país, profissionais que não estão habilitados”.