Primeira fase

121 mil inscritos participam do Exame da OAB

Autor

17 de julho de 2011, 13h14

Às 14 horas deste domingo, 121 mil estudantes e bacharéis em Direito participam da primeira fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Essa é a etapa inicial para aqueles que pretendem exercer a advocacia. É necessário acertar 50% das 80 questões de múltipla-escolha. Na última edição da prova, 88% dos 106 mil inscritos foram reprovados. E, das 610 instituições de ensino que enviaram alunos, 90 não aprovaram um estudante sequer. As informações são da Agência Brasil.

A OAB vê nesse alto índice de reprovação um sinal da péssima qualidade dos cursos jurídicos brasileiros. Também é da mesma opinião o professor Luiz Flávio Gomes, presidente da rede de ensino LFG — hoje, um dos maiores cursinhos preparatórios do país. “Os professores não têm condições de preparar aulas para o exame da OAB e muitos alunos estão desconectados, não dão a mínima para o curso, não estudam”, descreve.

Apesar de não descartar o nível de dificuldade do exame, o professor lembra que a última edição da prova, que aconteceu em 2010, trouxe regras novas. Agora, os alunos do nono semestre, que ainda não concluíram o bacharelado em Direito, podem participar da prova. Para ele, o porcentual de aprovação deve ser maior na primeira edição de 2011.

Já Ophir Cavalcante, presidente da entidade, diz que críticas sobre o nível de dificuldade não preocupam. Segundo ele, “a Ordem está ciente do seu papel, o exame é um instrumento de defesa da sociedade. O que não pode é despejar no mercado de trabalho, para atender aos cidadãos desse país, profissionais que não estão habilitados”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!