Troca de comando

Diretor jurídico da Apple deve deixar o cargo

Autor

13 de julho de 2011, 17h55

O diretor jurídico de patentes da Apple, Richard Lutton Jr., deve deixar a empresa em breve, como informou a agência Reuters. Lutton é o advogado-chefe responsável por coordenar as disputas judiciais que a empresa enfrenta, na maioria casos, envolvendo a contestação de patentes e propriedade intelectual de produtos como Smartphone e Tablet Maker.

A agência Reuters não explicou a razão do suposto afastamento de Lutton. Contudo, a página do ex-vice presidente jurídico da Hewlett-Packard, BJ Watrous, no site LinkedIn informa que agora é ele quem ocupa o posto de vice-presidente jurídico da Apple.

A Apple enfrenta — como autora e ré — uma série de litígios envolvendo a tecnologia dos chamados "celulares inteligentes", sobretudo depois que o Google entrou no mercado ao disponibilizar gratuitamente o sistema operacional Android. Embora tenha processos na Justiça com diferentes empresas, é com o Google que a Apple tem batido de frente nos tribunais na maior parte dos casos. Em junho, a companhia se juntou à Microsoft, à Research on Motion (fabricante do Blackberry) e a outras três empresas para competir com o Google no leilão de 6 mil patentes de tecnologia disponibilizados pela Notel Networks. Deu certo: por US$ 4,5 bilhões, a Apple e os aliados levaram o acervo.

Na semana passada, a Apple voltou à Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (a ITC) para processar a rival HTC, fabricante de celulares de Taiwan, também por uma disputa de patentes. Como noticiou a ConJur, os juízes que compõem a ITC estão sobrecarregados de trabalho ao passo em que crescem os litígios envolvendo propriedade intelectual entre empresas norte-americanas e concorrentes de todo o mundo.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!