Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Campanha no Executivo

Ajufe sugere seis nomes de juízes para o Supremo

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) enviou para a presidente da República, Dilma Rousseff, a lista sêxtupla com indicação de juízes federais para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal, em decorrência da aposentadoria do ministro Eros Grau, em agosto de 2010. São eles: Fausto Martin De Sanctis, Leomar Barros Amorim de Sousa, Odilon de Oliveira, Reynaldo Soares da Fonseca, Ricardo César Mandarino Barreto e o ministro do STJ Teori Albino Zavascki.

Essa mesma lista foi enviada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho do ano passado, mas a nomeação do 11º ministro não aconteceu até o final de seu mandato. No entendimento da Ajufe, a lista contém sugestões de nomes representativos da magistratura federal que preenchem os pré-requisitos constitucionais de idade, reputação ilibada e notável saber jurídico.

Ao sugerir apenas representantes da Justiça Federal - Teori Zavascki, hoje no STJ, é oriundo da Justiça Federal - fica claro o viés corporativista da proposta da Ajufe.

A escolha dos nomes foi feita por meio de consulta entre os associados da Ajufe. Ao indicar esta lista, a Ajufe afirma que espera contribuir para o engrandecimento da mais alta corte judicial brasileira e o fortalecimento do Estado democrático de Direito, tornando o STF mais plural ao agregar a experiência e história da magistratura federal à sua composição. Com informações da Assessoria de Imprensa da Ajufe.

Revista Consultor Jurídico, 18 de janeiro de 2011, 18h45

Comentários de leitores

18 comentários

E o Protógenes ?

JA Advogado (Advogado Autônomo)

Esqueceram dele ?

Brincadeira tem hora!!!

Ronaldo dos Santos Costa (Advogado Sócio de Escritório)

É inegável que há inúmeros Juízes Federais capazes de dignificar a toga de Ministro do STF! Na quarta região, por exemplo, poderia nominar uns cinco ou seis. Mas a ajufe, em nírido tom provocativo, indicou o Magistrado Recalcitrante, conhecido nacionalmente por desrespeitar as decisões do próprio STF. se a intenção foi "queimar" os Juízes Federais, creio que o ato surtiu efeito, pois a Corte não aceitará (e nem deveria) provocação despropositada. Depois dessa, até chego a pensar que o Tarso Genro não era um nome tão ruim...
Brincadeira tem hora, pessoal!!!!

DILMA NEM VAI CONSEGUIR DORMIR AGORA

Issami (Advogado da União)

Protocolado o requerimento, já foi devidamente colocado na "sexta gaveta", ou melhor, na "cesta" do lixo.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 26/01/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.