Diálogo com a Justiça

Governador do RS vai propor pacto com o Judiciário

Autor

14 de janeiro de 2011, 8h24

Mário Salgado/TJ-RS
Desembargador Leo Lima e Governador Tarso Genro durante a audiência desta tarde no Palácio da Justiça - Mário Salgado/TJ-RS

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), vai propor um pacto com o Poder Judiciário para promover desbloqueios legais e aperfeiçoar as relações com o Executivo. A proposta foi discutida nesta quinta-feira (13/1) com o presidente do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Leo Lima, no Palácio da Justiça (à esquerda na foto).

O presidente do TJ-RS elogiou a iniciativa. "O pacto vem ao encontro do que pensa o Judiciário, cuja maior preocupação está relacionada ao interesse público, com a promoção da responsabilidade social."

Durante a audiência, Tarso Genro e Leo Lima trataram também do pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), cobrança de até 40 salários mínimos em que o Estado (administração direta, autarquias e fundações) é condenado em processo judicial, em ação transitada em julgado, e cujo pagamento deve ocorrer em até 60 dias após o recebimento da requisição pelo responsável jurídico pelo pagamento. O encontro iniciou as tratativas para estabelecer um fluxo de trabalho que permita melhorar a gestão dos pagamentos destas RPVs.

Também participaram da audiência os vice-presidentes do TJ-RS, desembargadores José Aquino Flôres de Camargo, Voltaire de Lima Moraes e Liselena Schifino Robles Ribeiro; os juízes-assessores da presidência, Antonio Vinicius Amaro da Silveira e Rinez da Trindade; o presidente do Conselho de Comunicação, desembargador Túlio Martins; e o diretor-geral do TJ-RS, Omar Jacques Amorim.

Por parte do governo do estado, estiveram, ainda, o secretário-geral de Governo, Estilac Xavier, e o coordenador da Assessoria Superior do governador, Flávio Koutzii. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-RS.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!