Consultor Jurídico

Maranhão reformar varas trabalhistas para garantir acesso de deficientes

12 de janeiro de 2011, 11h15

Por Redação ConJur

imprimir

De olho na acessibilidade, as 21 Varas do Trabalho do Maranhão terão guichês de atendimento exclusivos para a pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida. Os balcões da secretarias também passarão por mudanças, devendo ganhar bancadas rebaixadas.

O engenheiro civil do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, Sérgio Moriah, conta que o projeto arquitetônico das bancadas especiais foi concluído. Uma empresa de engenharia, ainda a ser definida por licitação, ficará responsável pelas reformas das varas.

Elizabeth do Carmo Salgado Leite Menezes, secretária-geral da Presidência, explica que facilitar o acesso dos cidadãos ao órgãos da Justiça do Trabalho no estado é um dos objetivos do TRT-MA. A Recomendação 27, do Conselho Nacional de Justiça, ratifica a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo.

De acordo com a norma, os tribunais devem adotar medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas e de comunicação para promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência às suas dependências. O texto pede ainda que sejam instituídas comissões de acessibilidade visando ao planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos e metas direcionados à promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência.

Também do lado de fora os prédios do TRT-MA e as varas sofrerão mudanças. Os estacionamentos ganharão vagas exclusivas para as pessoas com deficiência e para os idosos. Com informações da Assessoria de Comunicação do CNJ.