Idade para trabalhar

BBC pede desculpas públicas a apresentadora demitida

Autor

12 de janeiro de 2011, 6h39

Miriam O’Reilly, ex-apresentadora da BBC, ganhou na Justiça um pedido de desculpas público por ter sido demitida pela emissora em função da sua idade. Ela e outras três apresentadoras, todas com idades variando entre 40 e 50 anos, foram demitidas de um programa semanal chamado Countryfile, especializado em assuntos ligados à agricultura. As apresentadoras que as substituíram eram todas mais jovens, de acordo com notícia do portal G1.

Miriam alega que não conseguiu nenhum outro trabalho depois de falar em público sobre o caso. A BBC teve que pedir desculpas à ex-apresentadora depois que um tribunal trabalhista entendeu que a corporação foi culpada de discriminação em relação à idade ao demiti-la.

"A BBC tem um compromisso com a seleção justa em todos os aspectos de nosso trabalho e claramente não fizemos o certo neste caso. Gostaríamos de reconhecer a contribuição importante de Miriam à BBC durante mais de 20 anos e consideramos bem-vinda a possibilidade de discutir projetos conjuntos com ela no futuro", diz a nota da emissora.

A ex-apresentadora afirmou que passou por ’14 meses incrivelmente estressantes’ desde que entrou com o processo. Em 2008, foi demitida do Countryfile depois de trabalhar durante oito anos como apresentadora do programa.

"Fiz isto [mover a ação] pois era o certo, não poderia suportar se apenas tivesse me afastado", disse. "’Foi difícil enfrentar a BBC, pois eu amo a BBC, mas senti que fui mal tratada."

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!