Consultor Jurídico

Notícias

Índio indiciado

Denúncia contra índio deve trazer laudo antropológico

Comentários de leitores

4 comentários

A PELADAGEM MANDANDO VER

Gusto (Advogado Autônomo - Financeiro)

Mais uma vez meu repúdio a esse Judiciário hipócrita, servido por uma juizada de merda (desculpem a franqueza). Ao inferno com essa linguagem desprovida de seriedade, pois esses caras sabem muito bem reivindicar terras, remédios, comida, bem-estar, além de sequestrar pessoas, invadir propriedades alheias, notadamente particulares, enfim tudo lhes pertence. Lembram-se daquele índio lá dos confins que tinha caminhonete cabine dupla, casa com piscina, etc.. Pois é, ele era sócio dos madeireiros...
Eles são muito mais espertos do que esse juizinho pé na jaca. Quando a corda aperta, ficam pelados e dançando ao redor de uma fogueira. Bastou a poeira baixar, saem à captura de "direitos". Depois reclamam que os americanos deram cabo dos seus índios...

Não são retardados

Gilberto Strapazon - Escritor. Analista de Sistemas. (Consultor)

Os nativos não são deswprovidos de pensamento. Todos povos nativos do planeta, sabem muito bem o que é uma agressão e o que não é. Desde cedo me barbarizei com os irmãos Vilas Boas que aceitavam até agressões físicas com flechas e facões por parte dos nativos, achando que "eles não sabem o que fazem". Eles realmente tem uma base cultural diferente, isto é básico. Mas noção do que seja BEM e MAL, todo ser humano tem. E se não tiver, então deixe-os viver isolados, e removam imediatamente por favor, todos que estejam em cargos eletivos e coisas do gênero, pois se não são humanos para assumir o que fazem, também não o são para posições que requerem complexidade de raciocínio. Minha observação nestes anos todos é que basta aparecer alguém da imprensa com uma câmera, que todos ficam numa pose de "coitadinhos indefesos que não sabem de nada". Será que em pleno século XXI ainda estamos protegendo inocentes donzelinhas virgens? Mesmo o povo mais isolado nas matas, sabe muito bem as noções da convivência, do bem e mal, da espiritualidade que lhes é própria mas tem elementos em comum a todos povos, do espaço próprio e dos demais. Por uma lado são extremamente gentis e tem seus costumes sociais que são diferentes, mas isto não os torna acéfalos, pelo contrário, muitos demonstram uma esperteza impressionante.

Chega de hipocrisia

E. COELHO (Jornalista)

Chega de hipocrisia, se os índios vivem isolados e são tratados como crianças, mas usam celular, dirigem veículos, usam roupas, chinelos, tênis, etc. devem ser tratados como gente grande, com direitos e deveres.
.
Considero uma agressão, aos próprios índios e à sociedade, o que fazem com índios no Brasil, incentivando-os a viver isolados. Isso não justifica serem tratados como crianças mimadas que podem fazer o que bem entender sem receber qualquer punição.
.
Por outro lado, é uma idiotice conceder todos os direitos, sem responsabilidades.
.
Ao invés de dar somente chinelos, calções e cesta básica o Brasil deveria integrar os índios, afinal são seres humanos e brasileiros. Devem viver como qualquer cidadão, com direitos e deveres.
.
Laudo antropológico para ver se ele sabia ou não o que estava fazendo, é brincadeira. É claro que sabia !

Parabéns pela decisao

Rossi Vieira (Advogado Autônomo - Criminal)

O direito processual deve ser respeitado. Mais que isso, o índio merece respeito. Não se deve confundir índio como Ser de alma branca e mente de branco. Índio é índio e ponto final. O juiz andou muito bem e serve a notícia de exemplo e estudo jurídico sobre os índios. Salvem nossos índios !
Otávio Augusto Rossi Vieira, 44
Advogado Criminal em São Paulo.

Comentar

Comentários encerrados em 8/03/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.