Troca de comando

Zveiter é eleito presidente do TRE do Rio

Autor

8 de fevereiro de 2011, 13h58

Mal deixou a presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (4/2), o desembargador Luiz Zveiter tomou posse, nessa segunda (7/2), como membro do Tribunal Regional Eleitoral do estado, e foi eleito para a presidência da corte. Zveiter vai comandar as eleições municipais de 2012 no Rio de Janeiro.

O desembargador Sergio Lucio de Oliveira e Cruz, também do TJ do Rio, declinou do direito de candidatar-se e reassume a vice-presidência do TRE. A nova direção deve tomar posse no cargo em 15 de março, após o retorno das férias. Na mesma sessão, o juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar foi empossado como membro efetivo do colegiado.

“Vou fazer uma radiografia de toda a infraestrutura do Tribunal e com isso vamos verificar as suas necessidades”, antecipou o desembargador, sobre as medidas dos três primeiros meses da nova gestão. “Assumo o compromisso com os magistrados e a sociedade de manter a ética, o princípio da moralidade e o prestígio que este Tribunal merece ter, prometendo fazer desta Corte a melhor do país”, disse Zveiter.

O desembargador já integrou o TRE-RJ em outros quatro mandatos. Em 1988, ele foi eleito para a vaga de juiz efetivo, sendo reconduzido para um novo biênio em 1990. Voltou à corte em 1999, como membro substituto da classe dos desembargadores, cargo para o qual também foi reconduzido em 2001.

A Constituição Federal prevê que o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral seja formado por sete membros, com mandato de dois anos. São dois desembargadores estaduais, um desembargador federal, dois juízes estaduais e dois juristas. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-RJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!