Nova direção

Novo presidente do TJ-RJ assume cargo nesta semana

Autor

3 de fevereiro de 2011, 8h07

O presidente eleito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, tomará posse do cargo nesta sexta-feira (4/2). A cerimônia será realizada às 13h no Plenário do TJ fluminense.

Também serão empossados o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antônio José Azevedo Pinto; o 1º vice-presidente do TJ-RJ, desembargador Nametala Machado Jorge; o 2º vice-presidente, desembargador Nascimento Antonio Póvoas Vaz; o 3º vice-presidente, desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte e a diretora-geral da Escola da Magistratura (Emerj), desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano.

O novo presidente foi candidato único e eleito em novembro de 2010 e recebeu 148 votos. O TJ conta, atualmente, com 180 membros. A gestão tem duração de dois anos. Juiz de carreira, Manoel Alberto nasceu em Cambuci (RJ) e ingressou na magistratura em 1988. Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense, em 1969. Atua na área criminal e, na atual administração, ocupa o cargo de diretor da Emerj.

Em entrevista à ConJur, Manoel Alberto disse que vai priorizar os Juizados. "O exercício da cidadania permite que, hoje, pessoas que não tenham recurso procure o Judiciário sem a necessidade de advogado e defensor público. Ela pode ir diretamente ao juizado, onde sua queixa é tomada por termo e, depois, é iniciado o processo. Só há necessidade de defensor ou de advogado na hipótese de recurso", afirmou. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!