Matéria federal

Juiz revoga lei municipal sobre direitos autorais

Autor

27 de dezembro de 2011, 6h43

Uma lei municipal de Criciúma (SC) que isentava eventos organizados por instituições sem fins lucrativos e filantrópicas de recolher direitos autorais de músicas foi revogada pela Justiça. De acordo com a sentença do juiz Rogério Mariano do Nascimento, da 2ª Vara de Fazenda de Criciúma, só a União pode editar lei que trata de Direito Civil. Cabe recurso.

A decisão foi proferida em Mandado de Segurança impetrado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. O Ecad é uma instituição privada que representa os demais escritórios de arrecadação de direitos autorais de músicas e fonogramas, conforme a competência descrita no artigo 99 da Lei 9.610/1998, a Lei de Direitos Autorais.

O Ecad foi à Justiça reclamar da Lei Municipal 5.893, de 18 de agosto deste ano. Diz a norma queficam isentos no âmbito do município de Criciúma do recolhimento da taxa pertinente aos direitos autorais, procedido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Ecad), os eventos promovidos por entidades filantrópicas, associações sem fins lucrativos, escolas, creches e templos de qualquer culto em eventos beneficentes, cuja renda destinar-se a angariar fundos de caráter beneficente e para manutenção e funcionamento destas entidades, sem fins lucrativos”.

De acordo com o escritório, o texto é inconstitucional, pois só a União pode versar sobre Direito Civil, como é o caso do direito autoral. Além disso, afirma que a lei prejudica diversos artistas e autores.

Citando o artigo 22, inciso I, da Constituição Federal, o juiz Nascimento afirmou que “a grosso modo, andou mal o legislador municipal ao editar norma cuja matéria refoge da sua competência, o que não pode ser ignorado por este juízo”. Em outras palavras, Criciúma editou lei “usurpando competência que não tem”, conforme sentenciou o juiz. Na petição, o Ecad ainda sugeria que a causa fosse fixada em R$ 1 mil, mas o juiz decidiu que o processo não tem custas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!