Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Relatório liberado

Julgamento de envolvidos no mensalão será maio

O julgamento dos 38 réus apontados no caso do mensalão pode ser realizado em maio de 2012, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. O ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, relator da ação penal, encaminhou o processo nessa segunda-feira (19/12) ao ministro Ricardo Lewandowski, revisor do caso. O relatório concluído por Barbosa possui 122 páginas e foi solicitado pelo presidente do STF, Cezar Peluso, para "agilizar a apreciação” pelos demais integrantes da corte.

Há uma semana Lewandowski afirmou que algumas das penas dos envolvidos iriam prescrever. Na resposta a Peluso, Barbosa criticou a insinuação de que há demora na tramitação e argumentou que o processo requer cuidado. “Estamos diante de uma ação de natureza penal de dimensões inéditas na história desta Corte”, escreveu em ofício ao presidente.

O esquema de compra de apoio parlamentar com uso de dinheiro público pelo governo Lula que ficou conhecido como mensalão é investigado desde 2005 e teve como principais alvos o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o empresário de publicidade mineiro Marcos Valério . O procurador-geral da República Roberto Gurgel, em julho, pediu a condenação de 40 pessoas. Para ele, faltariam provas apenas contra o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken. Do total, 37 ainda continuam processados.

O caso se tornou conhecido quando o ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, declarou que o PT pagavamesada de até R$ 30 mil para os deputados da base aliada no Congresso. Segundo o deputado, a prática durou desde o início do primeiro governo Lula. O pagamento, segundo Jefferson, era feito por Delúbio Soares, o tesoureiro do PT e beneficiava deputados da base aliada, inclusive do PTB de Roberto Jefferson.

Revista Consultor Jurídico, 20 de dezembro de 2011, 12h26

Comentários de leitores

3 comentários

WWW.ESCANDALODOMENSALAO.COM.BR

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

A RESPEITO DO TEMA, QUEM QUISER PODERÁ TER UMA AMPLA VISÃO DO 'ESQUEMA', ACESSANDO O SITE: WWW.ESCANDALODOMENSALAO.COM.BR,QUE TRAZ, NA ÍNTEGRA,O LIVRO 'PROIBIDO', ESCRITO POR IVO PATARRA, AGORA DISPONÍVEL AO PÚBLICO EM GERAL, DE GRAÇA, NO SITE ACIMA, O QUAL LI E GOSTEI MUITO.
QUANTO A ESSE POLÊMICO JULGAMENTO, ESTOU COM O COLEGA, DR. PINTAR, 'SÓ MESMO VENDO, PARA CRER'.

Mensalão julgamento em maio!

Habib Tamer Badião (Professor Universitário)

Vai ser um sufoco para o PT ! Em pleno processo eleitoral municipal e o tal julgamento vai ocorrer em etapas...eh! Na última reunião do PSDB em reuniram os candidatos a prefeito das principais cidades, ficou claro que tinha uma bomba de efeito retardado a ser acionada....é o tal mensalão!!! Salvem-se quem puder!

Igual São Tomé

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Só vendo para crer.

Comentários encerrados em 28/12/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.