Consultor Jurídico

Artigos

O carimbo pelo clique

Processo eletrônico é a informatização da burocracia

Comentários de leitores

5 comentários

É necessário.

Fábio A.Balthazar (Serventuário)

A política de administrador para a gestão interna do Poder Judiciário, a função: "administrador judiciário", como existe na área de Recursos Humanos, psicólogo judiciário, e assistente social, é necessário que entre o supervisor e o juiz, haja um administrador judiciário, com formação superior em administração pública. A informatização é somente uma ferramenta a qual sem saber utilizá-la, sem gestão pública, coisa que nem juiz aprende, e muito menos o supervisor de cartório, atigamente chamavá-se Escrivão, não possuem treinamento de administração, e sem este treinamento, somente os assistentes de informática não dão conta da tarefa de tornar a desburocratização do judiciário realidade de fato.

quantidade de juízes é suficiente, o problema é

analucia (Bacharel - Família)

quantidade de juízes é suficiente, o problema é o excesso de feriados e férias, além de expediente diário curtíssimo, e o excesso de ações em razão da justiça gratuita.

Com razão

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

De fato, o processo eletrônico diminuirá o custo final de cada processo para o Estado, mas não trará brevidade alguma vez que o gargalo do sistema, como apontado pelo Autor do artigo, são os juízes. Precisamos a par da introdução do processo eletrônico ao menos duplicar o número de magistrados em atuação, sem o qual modificação alguma produzirá resultados no que tange à brevidade.

Inclusão de mais um agente no processo

AUGUSTO LIMA ADV (Advogado Autônomo - Tributária)

Não se pode esquecer do técnico de informática que tem que se fazer presente para resolver os problemas técnicos em nada relacionado com o ato jurisdicional.
Por várias vezes levei mais tempo para conseguir enviar, eletronicamente, uma peça do que elaborá-la.
Sem falar na ausência de juízes nos fóruns alegando que assinam os despachos de casa eletronicamente, como se eles recebessem para ficar em casa ou que não tivessem que atender Advogados pessoalmente.
Enquanto não mudarem as mentes das pessoas nada muda.

bom texto ! A culpa é dos servidores do judiciário ..

daniel (Outros - Administrativa)

A culpa é dos servidores do judiciário que querem manter o poder da burocracia e então inventam manobras que ficam dependendo dos seus favores, como apertar um botão !

Comentar

Comentários encerrados em 27/12/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.