Consultor Jurídico

TST inaugura site repaginado com maiores facilidades para navegação

7 de dezembro de 2011, 19h39

Por Redação ConJur

imprimir

Entrou no ar à 0h de desta quarta-feira (7/12), o novo portal do Tribunal Superior do Trabalho, integrando o que há de mais atual em termos de navegação, a nova ferramenta à disposição dos jurisdicionados concretiza uma das metas da gestão do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen: a de intensificar a comunicação do Tribunal com a sociedade, proporcionar mais transparência e facilitar o acesso à informação das diversas áreas. O ministro, que desde sua posse enfatiza a importância da comunicação, participou pessoalmente das várias etapas do desenvolvimento do novo portal, que envolveram servidores de todas as áreas do TST.

A nova interface do TST com a sociedade tem como conceito principal a melhor navegabilidade, que permitirá ao usuário encontrar mais rapidamente os conteúdos mais procurados. Entre as facilidades introduzidas estão: menu de acesso rápido na parte inferior, onde informações institucionais, notícias, serviços, jurisprudência e legislação estão acessíveis com apenas um clique.

Botões de acessibilidade no canto superior direito das páginas do portal – que permitem ao usuário aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, aumentar o contraste da tela e traduzir o texto selecionado para a linguagem brasileira de sinais (Libras).

Botões de acesso imediato às redes sociais, também no canto superior direito, que remetem diretamente ao feed de notícias do TST (RSS) e às contas do Tribunal nas redes sociais (Twitter e Facebook).

Menu dinâmico (banner rotativo) com destaques do conteúdo, como as páginas dedicadas a temas específicos (como o Programa Nacional e o Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho), matérias especiais ou notícias de interesse.

Navegabilidade: Na parte superior de todas as páginas do portal, o usuário visualiza sete abas que permitem, a qualquer momento, navegar por outros conteúdos sem necessidade de retornar à página principal – que também pode ser acessada diretamente pela aba "Início". As demais remetem a conteúdos específicos por área de interesse:

Institucional: composição do Tribunal, órgãos julgadores, estrutura administrativa, página da Corregedoria-Geral Justiça de Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSTJ), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), links para todos os Tribunais Regionais do Trabalho e Plano Estratégico do TST. O conteúdo novo nesse menu é a "Memória Viva", projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão Documental, voltado para a divulgação e a preservação da história da Justiça do Trabalho.

Notícias: matérias escritas sobre as principais decisões do Tribunal, notícias e programas produzidos pela TV TST, boletins da Rádio TST, acesso às transmissões ao vivo das ssessões de julgamento e link para a Agência de Notícias da Justiça do Trabalho, que reúne material jornalístico produzido pelos TRTs.

Serviços: acesso aos serviços prestados pelas diversas áreas do Tribunal – consultas e acompanhamento processuais, consulta à jurisprudência trabalhista, Diário Eletrônico da Justiça do Trabalh, push de informações processuais, calendários do TST, Ouvidoria, dados estatísticos, biblioteca, notícias do Legislativo, endereços e contatos e portal da transparência (relatórios fiscais, licitações e contratos, tomadas de contas, etc.). A maior novidade, aqui, é o Portal do Advogado, que reúne os principais serviços de interesse imediato dos advogados que atuam no Tribunal: acesso aos autos, pautas, peticionamento eletrônico e por fax, guias e tabelas recursais, ferramentas de cálculos, etc.

Jurisprudência: consultas às bases de dados das principais decisões decorrentes da uniformização da jurisprudência trabalhista realizada pelo TST – súmulas, orientações jurisprudenciais, precedentes normativos, acórdãos.

Legislação: Regimento Interno, Instruções Normativas, atos, resoluções e biblioteca digital, entre outros. Aqui se encontra também a ferramenta de pesquisa Lexml, rede de informação legislativa e jurídica.

Ouvidoria: acesso aos canais de contato direto com o Tribunal para consultas, críticas e sugestões fornecidos pela Ouvidoria (formulários e-mail e telefones), além de uma relação de perguntas frequentes, que podem resolver dúvidas imediatas dos usuários sobre temas recorrentes.

Intuitividade: Na criação do novo portal, a equipe de desenvolvimento privilegiou os conteúdos mais acessados, as novas necessidades apontadas por usuários e o novo cenário criado pela interação com as redes sociais. Na versão antiga, havia uma transposição do organograma administrativo do TST para o mundo virtual. A consequência é que muitas áreas eram pouco exploradas, porque o usuário precisava conhecer a estrutura do Tribunal para saber onde procurar a informação desejada.

A partir de um levantamento estatístico da utilização do site, foram detectadas as áreas de maior tráfego – em primeiro lugar, a consulta à jurisprudência, e, em segundo, às notícias. Para se chegar à versão final, uma das etapas foi a utilização de uma ferramenta de trabalho chamada card sorting, que utiliza a experiência dos usuários (internos e externos) a fim de hierarquizar as informações relativas a cada setor, para depois encaixá-las na estrutura final do portal.

Gestores Setoriais: A alimentação das informações ficará sob a responsabilidade de diversos gestores setoriais, o que facilitará a atualização e a busca de novas informações com os setores responsáveis por cada área do portal. Em cada aba e página aberta, o usuário saberá o setor responsável por seu conteúdo, e poderá entrar em contato com os gestores para sanar dúvidas e fazer sugestões.

Transição: Em um primeiro momento, o usuário poderá optar entre a nova ferramenta virtual e o antigo site do TST, por meio do botão "Versão Antiga", à direta da página principal. A idéia é que os freqüentadores habituais do antigo site se adaptem ao novo portal e à nova forma de navegar sem prejuízo de suas necessidades mais imediatas. Como a nova navegação é mais intuitiva, porém, a transição deve ocorrer sem dificuldades.

Nos próximos dias, o site de notícias apresentará uma série de matérias que explicarão em mais detalhes as novas funcionalidades de cada um dos menus oferecidos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.