No Ar

TST inaugura site repaginado com maiores facilidades

Autor

7 de dezembro de 2011, 19h39

Entrou no ar à 0h de desta quarta-feira (7/12), o novo portal do Tribunal Superior do Trabalho, integrando o que há de mais atual em termos de navegação, a nova ferramenta à disposição dos jurisdicionados concretiza uma das metas da gestão do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen: a de intensificar a comunicação do Tribunal com a sociedade, proporcionar mais transparência e facilitar o acesso à informação das diversas áreas. O ministro, que desde sua posse enfatiza a importância da comunicação, participou pessoalmente das várias etapas do desenvolvimento do novo portal, que envolveram servidores de todas as áreas do TST.

A nova interface do TST com a sociedade tem como conceito principal a melhor navegabilidade, que permitirá ao usuário encontrar mais rapidamente os conteúdos mais procurados. Entre as facilidades introduzidas estão: menu de acesso rápido na parte inferior, onde informações institucionais, notícias, serviços, jurisprudência e legislação estão acessíveis com apenas um clique.

Botões de acessibilidade no canto superior direito das páginas do portal – que permitem ao usuário aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, aumentar o contraste da tela e traduzir o texto selecionado para a linguagem brasileira de sinais (Libras).

Botões de acesso imediato às redes sociais, também no canto superior direito, que remetem diretamente ao feed de notícias do TST (RSS) e às contas do Tribunal nas redes sociais (Twitter e Facebook).

Menu dinâmico (banner rotativo) com destaques do conteúdo, como as páginas dedicadas a temas específicos (como o Programa Nacional e o Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho), matérias especiais ou notícias de interesse.

Navegabilidade: Na parte superior de todas as páginas do portal, o usuário visualiza sete abas que permitem, a qualquer momento, navegar por outros conteúdos sem necessidade de retornar à página principal – que também pode ser acessada diretamente pela aba "Início". As demais remetem a conteúdos específicos por área de interesse:

Institucional: composição do Tribunal, órgãos julgadores, estrutura administrativa, página da Corregedoria-Geral Justiça de Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSTJ), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT), links para todos os Tribunais Regionais do Trabalho e Plano Estratégico do TST. O conteúdo novo nesse menu é a "Memória Viva", projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão Documental, voltado para a divulgação e a preservação da história da Justiça do Trabalho.

Notícias: matérias escritas sobre as principais decisões do Tribunal, notícias e programas produzidos pela TV TST, boletins da Rádio TST, acesso às transmissões ao vivo das ssessões de julgamento e link para a Agência de Notícias da Justiça do Trabalho, que reúne material jornalístico produzido pelos TRTs.

Serviços: acesso aos serviços prestados pelas diversas áreas do Tribunal – consultas e acompanhamento processuais, consulta à jurisprudência trabalhista, Diário Eletrônico da Justiça do Trabalh, push de informações processuais, calendários do TST, Ouvidoria, dados estatísticos, biblioteca, notícias do Legislativo, endereços e contatos e portal da transparência (relatórios fiscais, licitações e contratos, tomadas de contas, etc.). A maior novidade, aqui, é o Portal do Advogado, que reúne os principais serviços de interesse imediato dos advogados que atuam no Tribunal: acesso aos autos, pautas, peticionamento eletrônico e por fax, guias e tabelas recursais, ferramentas de cálculos, etc.

Jurisprudência: consultas às bases de dados das principais decisões decorrentes da uniformização da jurisprudência trabalhista realizada pelo TST – súmulas, orientações jurisprudenciais, precedentes normativos, acórdãos.

Legislação: Regimento Interno, Instruções Normativas, atos, resoluções e biblioteca digital, entre outros. Aqui se encontra também a ferramenta de pesquisa Lexml, rede de informação legislativa e jurídica.

Ouvidoria: acesso aos canais de contato direto com o Tribunal para consultas, críticas e sugestões fornecidos pela Ouvidoria (formulários e-mail e telefones), além de uma relação de perguntas frequentes, que podem resolver dúvidas imediatas dos usuários sobre temas recorrentes.

Intuitividade: Na criação do novo portal, a equipe de desenvolvimento privilegiou os conteúdos mais acessados, as novas necessidades apontadas por usuários e o novo cenário criado pela interação com as redes sociais. Na versão antiga, havia uma transposição do organograma administrativo do TST para o mundo virtual. A consequência é que muitas áreas eram pouco exploradas, porque o usuário precisava conhecer a estrutura do Tribunal para saber onde procurar a informação desejada.

A partir de um levantamento estatístico da utilização do site, foram detectadas as áreas de maior tráfego – em primeiro lugar, a consulta à jurisprudência, e, em segundo, às notícias. Para se chegar à versão final, uma das etapas foi a utilização de uma ferramenta de trabalho chamada card sorting, que utiliza a experiência dos usuários (internos e externos) a fim de hierarquizar as informações relativas a cada setor, para depois encaixá-las na estrutura final do portal.

Gestores Setoriais: A alimentação das informações ficará sob a responsabilidade de diversos gestores setoriais, o que facilitará a atualização e a busca de novas informações com os setores responsáveis por cada área do portal. Em cada aba e página aberta, o usuário saberá o setor responsável por seu conteúdo, e poderá entrar em contato com os gestores para sanar dúvidas e fazer sugestões.

Transição: Em um primeiro momento, o usuário poderá optar entre a nova ferramenta virtual e o antigo site do TST, por meio do botão "Versão Antiga", à direta da página principal. A idéia é que os freqüentadores habituais do antigo site se adaptem ao novo portal e à nova forma de navegar sem prejuízo de suas necessidades mais imediatas. Como a nova navegação é mais intuitiva, porém, a transição deve ocorrer sem dificuldades.

Nos próximos dias, o site de notícias apresentará uma série de matérias que explicarão em mais detalhes as novas funcionalidades de cada um dos menus oferecidos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!