Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Papel do advogado

OAB não ferá a defesa dos advogados do traficante Nem

Por 

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro negou assistência aos advogados Luiz Carlos Cavalcanti Azenha e Demóstenes Armando Dantas Cruz, presos em flagrante acusados de tentar dar fuga ao traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha.

A assistência foi negada por unanimidade na terça-feira (6/12). O julgamento não levou em conta, por falta de provas, a acusação de que os advogados tentaram corromper policiais no momento da prisão.

Azenha e Cruz pediram assistência da OAB-RJ nos processos criminais aos quais respondem. O pedido foi negado porque eles não estavam exercendo regularmente a profissão quando foram presos, segundo entendimento da Câmara de Prerrogativas da OAB-RJ.

A Câmara reconheceu que eles "tentavam dar fuga" ao traficante, quando o levavam na mala de um carro durante operação policial na favela carioca. Para Wadih Damous, presidente da OAB-RJ, este não pode ser considerado papel do advogado.

"Se o cliente estiver foragido, o advogado não é obrigado a dizer o paradeiro dele, mas dar fuga é ilegal", sentencia Damous.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 7 de dezembro de 2011, 16h17

Comentários de leitores

5 comentários

Re: SABER LER e ENTENDER o que FOR LIDO é TUDO!

sGFREITTAS (Outros - Empresarial)

Citoyen / compreendo e respeito o seu ponto de vista, e por isso mesmo não vou pedir para que consulte um advogado, você deve ser um ainda que seja na área empresarial.
.
A OAB deve ser sempre encarada como sinônimo de Defesa, Defesa é mais amplo, mais sublime, é a OAB a entidade mais empenhada na formação de Advogados “defensores”, não pode ela recusar uma defesa e jogar isso na mídia dessa forma.
.
Esses advogados já iniciaram seu processo com um agravante, foram repelidos pela própria classe, o que dirá então o promotor e o juiz.
.
E vamos deixar a hipocrisia de lado, este é um Pais sinônimo de Crime, Corrupção, Falsidades, Mentiras, etc, que diferença tem o crime desses advogados com os crimes daqueles advogados que “legalmente” no exercício da profissão defendem clientes que roubam milhões em sonegação de impostos?
.
Tenho certeza que utilizando um pouco de filosofia e interpretação você conseguirá identificar “N” advogados que todos os dias colocam seus clientes nos porta-malas de seus carros luxuosos.

SABER LER e ENTENDER o que FOR LIDO é TUDO!

Citoyen (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Senhores, o DIREITO de DEFESA é CONSTITUCIONAL!
A OAB TEM QUE DEFENDER o ADVOGADO no EXERCÍCIO de SUAS PRERROGATIVAS e, portanto, de sua ATIVIDADE PROFISSIONAL!
Um ADVOGADO "dando fuga" a seu CLIENTE é OUTRA COISA!
Não é CONSTITUCIONAL e NEM LEGAL, como PRERROGATIVA PROFISSIONAL, "dar fuga" ou "acobertar" FUGA de NINGUÉM!
Ao SILENCIAR, isto é, NÃO DECLARAR ou INFORMAR, se souber, ONDE SEU CLIENTE está, é uma PRERROGATIVA, porque o que o ADVOGADO SABE PELO EXERCÍCIO PROFISSIONAL ELE TEM QUE GUARDAR!
E pronto!
Isso é CONSTITUCIONAL e LEGAL!
No caso, pela descrição dos jornais, os ADVOGADOS que TRANSPORTAVAM o TRAFICANTE, após passarem por uma barreira, PARARAM, adiante, para OFERECER VANTAGENS e CONDIÇÕES aos POLICIAIS que os seguiam.
Isso foi noticiado E NÃO FOI DESMENTIDO, como ATITUDE de CIDADÃOS que então transportavam o TRAFICANTE.
A tipicidade da conduta é tudo.
E ela bem demonstra que NÃO HAVIA, naquela ação dos CIDADÃOS ADVOGADOS, os atributos do EXERCÍCIO PROFISSIONAL, quando então a OAB deveria estar presente.
Aliás, estavam aqueles CIDADÃOS, que até e também tinham formação profissional de Advogados, no EXERCÍCIO de ATIVIDADE de TRANSPORTADORES de UM OUTRO CIDADÃO, de FORMA DISSIMULADA e que INFRINGIA as LEIS de TRÂNSITOm porque NO PORTA MALAS de um VEÍCULO. E isso, para que o TRANSPORTADO NÃO POSSE DESCOBERTO, porque ESTAVA EM FUGA.
Assim, cometeram uma ATITUDE TIPIFICADAMENTE IRREGULAR, que se qualifica eventualmente como CRIME e NÃO ESTAVAM no EXERCÍCIO PROFISSIONAL.
Não CREIO que um ADVOGADO tenha qualquer dúvida quanto a isto. Assim, se um NÃO ADVOGADO não consegue entender isso, por favor, VÁ se CONSULTAR com o SEU ADVOGADO, porque ele certamente lhe dirá isso que acabei de escrever!

A OAB surpreende novamente! Defesa é tudo!

sGFREITTAS (Outros - Empresarial)

A cada dia a entidade como um todo conhecida como OAB me surpreende, quer dizer então que não merece defesa àquele que comete “crime”, mesmo que seja um crime odioso e hediondo como o de dar fuga a um traficante qualquer, ah ta, entendi. (odioso e hediondo acho que exagerei).
.
A OAB só faz a defesa quando o advogado estiver trabalhando sob os ditames da Lei e dentro das suas funções Legais, neste sentido a OAB patrocina a causa?
.
Na minha opinião, o advogado não deve medir esforços para defender seus clientes, e se este cliente for o Nem da Rocinha pior ainda, negar defesa, fuga, proteção - ou o que quer que seja - a um cliente como este, pode representar um erro irreparável e fulminante, a OAB precisa rever sua decisão.
.
DEFESA é direito Supremo, Sagrado e Inegável!!! Me surpreendeu novamente a OAB!

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 15/12/2011.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.